Black_friday_en
Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Real Gabinete Português de Leitura

Há poucos lugares no mundo, os quais eu visitei por causa de fotos que tinha visto. Um desses lugares é o Real Gabinete Português de Leitura. Uma biblioteca colonial no centro do Rio de Janeiro.

A alguns anos atrás, eu estava intrigado pela foto em grand eformato de Andreas Gursky. Ele é um dos mais famosos fotógrafos da atualidade, ele é certamente um dos mais caros. Sua técnica é manipular e aumentar as imagens. Seu tema é a captura de grandes grupos e o desenvolvimento das estruturas arquitetônicas. Ele também escolheu o Gabinete como assunto e, foi por isso que eu fui lá.

Julgando pela imagem, eu achava que essa biblioteca era gigantesca. Mas não! São três andares, e uma grande sala no térreo. Ainda funciona como uma sala de reunião e como uma biblioteca histórica. A origem da biblioteca data de 1830, quando imigrantes portugueses e exilados políticos fundaram um ponto de encontro para os intelectuais. O prédio no estilo Neomanuelino é de 1880. Só a arquitetura já é um ponto de beleza colonial.

Na minha opinião, essa deve ser a biblioteca mais silenciosa que eu já visitei. Do ponto de vista do fotógrafo, porque levar essas máquinas barulhentas consigo, certamente farão você parecer um idiota, que será surrado e jogado pra fora do lugar. Até avançar o filme da minha LC-A+ era tão perturbador que eu preferia ter levado minha câmera panorâmica.

Além de Andreas Gursky somente os funcionários da biblioteca são permitidos a ir nos andares superiores para pegar os livros escolhidos pelos alunos. Suas opções para tirar fotos se resumem ao térreo. Mas é excitante e colorido. Todos esses livros antigos e em excelente condição, alinhados e emplilhados em prateleiras histórias: wow! Eu sinto que esse lugar é uma preciosidade para um viajante solitário, não nem uma entrada na Wikipedia em inglês. Você achará o Gabinete na Rua Luis de Camões no Centro do Rio de Janeiro. Fica entre duas estações de metrô: Uruguaiana e Carioca. Eu recomendo uma visita especialmente num dia chuvoso e você não pode fazer muito lá fora.

Mais sobre o Real Gabinete
Wikipedia

escrito por wil6ka e traduzido por red_baron

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro

Onde é isso?

Fotos populares de proximidade s– veja mais

Proximidades LomoLugares

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:English.