Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Vik Muniz: Exposição em Lisboa!

Vik Muniz é um artista visual, escultor e fotógrafo brasileiro espantoso cujas obras estão expostas no Museu Berardo em Lisboa (Portugal) até ao fim deste mês.

Se vivem em Lisboa (Portugal) ou se estão de visita este mês, não podem perder a exposição VIK que está patente até 29 de Janeiro no Museu Berardo no Centro Cultural de Belém. A entrada é grátis. Porque a maioria das obras de Vik Muniz não são feitas para durar (devido aos materiais usados) a exposição consiste em fotografias das mesmas. Deste modo, mesmo que não morem em Lisboa ou não estejam de visita este mês há uma boa probabilidade de haver uma exposição dele no vosso país e cidade na mesma altura.

Duas reproduções da Mona Lisa feitas com geleia e manteiga de amendoim

As obras de Vik’s são verdadeiramente espantosas, e assim que visitei a exposição soube que tinha que a recomendar ao maior número de pessoas possíveis! Ele usa uma variedade imensa de materiais que incluem comida, brinquedos, lixo, papel, aparelhos electrónicos e outros objectos que nunca se pensaria que pudessem ser usados de forma tão útil e criativa! Depois, ele fotografa o produto final.

Mais retratos de geleia

Os temas das suas obras vão desde retratos de figuras conhecidas, coisas comuns do dia-a-dia, reproduções de pinturas famosas, e até instalações efémeras de grande escala, como por exemplo a sua série de fotos de desenhos feitos no céu com rasto de avião, usando (como é claro) um avião.

Deixo-vos então com uma amostra pequenina do que poderão ver se forem a esta exposição, na esperança que se sintam motivados a ir assim que puderem!

Retratos detalhados de crianças feitos com açúcar sobre papel preto
Medusa feita com esparguete e molho de tomate

E um dos meus preferidos

Rolleiflex em grande escala feito com lixo

Se acham as suas obras interessantes, aconselho vivamente a que vejam o documentário Lixo Extraordinário, que fala da sua série de obras feitas com lixo. E não se esqueçam: se visitarem a exposição, quando estiverem de saída, passem pela loja do Museu Berardo onde encontrarão uma variedade de máquinas fotográficas Pinhole “Faça Você Mesmo” à venda.

escrito por carlota_nonnumquam e traduzido por carlota_nonnumquam

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:English.