Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Surf em San Diego: O último rolo de Andy warhol

Warhol pode ter sido um nativo da costa este mas a arte, uma vez levou-o até à solarenga Califórnia. Filmado em película de 16mm de filme colorido, "San Diego Surf" foi deixado inacabado devido aos ferimentos causados depois da tentativa de assassinato mas recentemente completado pelo seu co-diretor Paul Morrissey. Quatro décadas depois, o filme foi reproduzido pelo primeira vez.

San Diego Surf (1968/1996). 16mm film, color, sound, 90 minutes. Photo via Warhol

Arrancado da sua fábrica em Nova Iorque, Andy Warhol viajou para a costa oeste no verão de 1968 para filmar uma narrativa sobre um casal infeliz que arrendou a sua casa de praia a surfistas. San Diego Surf foi filmado com duas câmeras de 16mm manuseadas por Paul Morrissey, co-diretor de outros projetos como Flesh, Trash, and Women in Revolt.
Possui atores como Taylor Mead, Luis Waldon, Joe Dallesandro, Tom Hompertz , Ingrid Superstar, e Eric Emerson

Um Mês depois do filme ter sido rodado, uma tentativa de assassinato terminou com a carreira de cineasta de Warhol. Também a artista Valerie Solanas disparou contra ele, de frente, o que o deixou gravemente ferido e debilitado, necessitando de um procedimento cirúrgico que o impedia de estar por detrás das câmeras.

Photo via Warhol

“Antes de ser baleado, eu sempre pensei que eu era mais um meia-lá do que todo-lá-eu sempre suspeitei que eu estava assistindo TV em vez de viver a vida. As pessoas às vezes dizem que a maneira como as coisas acontecem nos filmes é irreal, mas, na verdade, é a forma como as coisas acontecem na vida que é irreal. Os filmes fazem emoções parecem tão forte e real, ao passo que quando as coisas realmente acontecem com você, é como assistir televisão, você não sente nada. Bem quando eu estava sendo filmado e, desde então, eu sabia que eu estava assistindo televisão. Os canais de mudar, mas é tudo televisão”

Em 1995, quase uma década depois da sua morte, a fundação Andy Warhol encomendou a Morrissey o fim da edição, baseado nas notas existentes e o corte bruto. San Diego Surf foi exibido publicamente pela primeira vez em janeiro de 2013 no Museu de Arte Moderna (MoMa), Nova Iorque, 40 anos depois de ter sido filmado. Como será a “nova onda” do cinema?

Sources include Warhol and Wikipedia.

escrito por denisesanjose e traduzido por diogoccoelho

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:English. Isto também está disponível em:Československy.