Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Nadando com o Fuji Superia 1600

Eu amo esportes. Amo esportes individuais. Então, quando preciso fotografar algo com baixa luminosidade, costumo usar o Fuji Superia 1600 com a minha confiável Praktica MTL 5!

O Fuji Superia 1600 é um verdadeiro filme ISO 1600, com bastante grão (não muito grande), bom contraste (mas baixo comparado com outro filme de alta velocidade, Fuji Superia 800) e bom balanço de cor mesmo em luz artificial. Esse filme também possui muita latitude, então você irá conseguir grandes impressões num espectro de -1 até +4 stops!

Veja estas fotos, tiradas durante a competição de natação “Trofeo Città di Como” (Primavera 2011), com milhares de meninos e meninas em um evento esportivo de dois dias!

A luminosidade estava muito baixa, porque as piscinas são os piores lugares para tirar fotos: às vezes a luminosidade é menor do que em outras situações em ambientes internos, então eu usei uma tele (a Takumar 105/2, 8) e uma Helios 44M-4 (58/2), ambas com abertura total com o tempo de 1/125s ou 1/60s na minha Praktica MTL 5.

Fiquei muito feliz com o equilíbrio de cores: havia uma mistura de luz natural proveniente das grandes janelas da piscina (não o suficiente, porque eu comecei a tirar fotos um pouco antes do por do sol), e a luz artificial das lâmpadas halógenas.

O filme foi processado em C-41 e digitalizadas com o scanner profissional de um minilab. Não há necessidade de editar o equilíbrio de cores, e faz boas impressões mesmo para alguns fotos subexpostas (-1 ponto).

Pros:
- Grande latitude
- Grão limitado
- Reprodução de cores bom mesmo sob luz artificial

Contras:
- Baixo contraste (não é um verdadeiro problema)
- Um pouco caro

escrito por sirio174 e traduzido por vctrrl

1 comentário

  1. sirio174

    sirio174

    grazie per la traduzione!

    mais de 2 anos atrás · reportar como spam

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:English.