Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Os Prós & Contras do Filme P&B C-41

Há uma razão pela qual os melhores filmes em preto e branco lá fora são voltados para a revelação tradicional. Embora o monocromático C-41 é conveniente para a revelação, os resultados não são tão impressionantes. Eu fotografei um rolo durante umas férias na praia e ele saiu como se tivesse colocado um pouco de alvejante com cinza.

Foto por denisesanjose

Eu ganhei no Natal um rolo sem marca de filme preto e branco 35mm para revelação em C-41 e decidi usá-lo durante a minha viagem para Tali com meus melhores amigos da universidade.

Como estávamos indo para a praia, eu carreguei-o em minha câmera subaquática barata de filme, o que foi o meu primeiro erro. Não tinha qualquer forma de selecionar o ISO, então eu não poderia manualmente sobre ou subexpor as fotos.

Fotos durante o dia pareciam boas, mas você vai notar a sujeira e arranhões. (Provavelmente o filme estava vencido também.) Sob o sol da tarde, porém, as fotos parecem mais pintadas de branco e cinza do que preto e branco.

Eu estava esperando para obter altos contrastes, mas eu acho que é isso que se sacrifica para a conveniência do processo de revelação C-41. E talvez a minha câmera estava com vazamentos de luz também.

Depois de um mergulho na Coral Beach, voltamos para a casa para celebrar o aniversário do meu amigo! Fotos com flash no jantar al fresco acabou saindo tudo bem e eu estava esperando que o resto do rolo estivesse registrado como este.

Quando decidimos ir nada a noite na piscina e observar as estrelas na plataforma do telhado, porém, este filme não funcionou tão bem. Provavelmente porque também era muito escuro e não havia outras fontes de luz.

Nós deveríamos ir navegando o dia seguinte, mas 1) bateria do veleiro morreu, 2) não conseguimos outro na marina, e 3), mesmo se o quiséssemos, o motor quebrado do barco que ainda nos manteria na baía. Chatice! Nós ao invés de exploramos Tali, acabamos em Sunset Beach onde um pequeno guia nos levou ao que eu agora chamo “Beach Inception”.

Havia blocos de concreto meio-colados na parte rasa da água (talvez de uma tentativa de construir uma doca / ponte?), assim como um monte de rochas naturalmente formadas e pedregulhos. Eu pensei que era um bonito caminho abandonado e realmente me fez lembrar das cenas de Limbo em Inception. Foram realmente dias ensolarado assim, neste ponto, que eu vim acertar os tons acinzentados do filme preto e branco.

Uma coisa que eu gostei foi como ele capturou a luz subaquática! Pena que eu só só tirei uma única foto. Eu acho que este filme foi uma maravilha de um sucesso só.

Foto por denisesanjose

No final, eu estou feliz que pelo menos as fotos acabaram, dada a forma como o filme foi misteriosa (sem marca, sem data de validade, etc.). Eu comecei a gostar do olhar nostálgico que o filme ofereceu, mas eu gostaria que houvesse mais contraste e menos cinza. Mas pelo menos banhada pelo sol, areia-empoeirada do filme corresponde a sensação de viagem praia.

Agora eu sei que é melhor investir em um cult e clássico filme Preto e Branco (como Kodak ou Lomography Lady Grey), mesmo sendo que os laboratórios que os revelam estejam tão raros, pelo menos eu terei certeza de que estará registrado o que eu realmente estou olhando. Se eu achar mais rolos monocromáticas C-41 mais tarde, eu ainda vou experimentá-los pela facilidade da revelação em relação aos filmes preto e brancos. Eu só não espero muito deles.

Veja mais fotos desse rolo de filme em Talifornia.

escrito por denisesanjose e traduzido por marcosaoferraz

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:English.