Black_friday_en
Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Ricoh Xobbox: uma câmera completamente transparente

A Xobbox é uma versão limitada do modelo LF-22 fabricado pela Ricoh em 1993. Ela é uma câmera "point and shoot" (aponte e fotografe) completamente transparente.

Eu sou um dos 10 mil sortudos proprietários da Xobbox. Apenas 10 mil exemplares foram produzidos em todo o planeta Terra e a minha é numerada 653/10 mil. Não é a sua raridade que me faz tão feliz, mas o fato de que tudo ser transparente!

Antes de eu conseguir uma, eu nunca tinha visto na minha vida uma câmera que me permitisse ver os seus mecanismos, suas molas, suas engrenagens, sem a necessidade de desmontá-la. E quando você pressiona o botão do obturador para retratar uma imagem, o mais engraçado é ver esses mecanismos em movimento.

Eu encontrei uma online logo no início, quando eu estava apenas começando no mundo da Lomography. E para ser honesto, eu não paguei muito. Na verdade, foi só depois que eu descobri que ela vale uma pequena fortuna.

Ela é uma point and shoot (aponte e dispare) em todos os aspectos, ideal para fotografar fotografias de rua, pois não requer configuração. Ele faz tudo automaticamente.

Ela requer duas pilhas AA 1,5 volts e, é claro, um rolo de filme 135: D

Ele permite que você defina o valor ASA de 100, 200, 400 até 1000!

Ele tem uma alavanca temporizadora que, baixando-a te permite posar em uma auto-fotografia, dando-lhe no entanto apenas 10 segundos para fazê-lo :)

Ela tem um flash poderoso,que funciona automaticamente, porque a XobboX é acompanhada por uma foto-célula, que sente presença da luz, e apenas se esta for escassa, quando você tira uma foto, o flash dispara.

O avanço da película é automático. Muito ruim! Se não fosse automático, eu teria a capacidade de fazer as exposições duplas e múltiplas. Mesmo a rebobinagem da película é automática. No sentido de que quando você tirar a última foto do filme, a câmera começa a retroceder, sem que ninguém requisitar. Ela é muito inteligente porque ele simplesmente não rebobina o filme todo, mas deixa de fora uma língua de 2 centímetros o que é muito útil se o filme em questão deve ser enviado para outro Lomógrafo para um dupla (ou filme-swap , se você preferir).

Agora vamos analisar as características técnicas deste pequena jóia

  • Lentes, 35mm
  • Diafragma, 4.25 f
  • Foco é fixo, mas existe uma alavanca de comutação que coloca o foco para o infinito
  • Velocidade do obturador, 1/125
  • Peso, 235 gramas (sem pilhas)
  • O tempo de carregamento do flash é cerca de 6 segundos

Sobre o flash: nunca tente fotografar a noite usando o flash muito perto. Além de fazer seus assuntos ficarem cegos, você terá fotos muito brilhantes.

Se você manter a uma distância segura, sem problemas!

Estas duas fotografias são as mais divertidas do rolo de teste da XobboX:

Eu agora só estou apreciando esta máquina, uma vez que eu decidi vendê-la para o primeiro ofertante. Inicialmente eu odiei isso, porque ela é muito diferente de todas as outras câmeras na minha humilde coleção. Ironicamente eu achei que ela era inconveniente porque tudo era automatizado. Isso me deu a idéia de algo muito moderno, não analógico, quase digital, até que percebi que o seu silêncio é o seu poder. É útil para roubar cliques sem que ninguém se irrite.

FORÇA XobboX!

escrito por giovannidecarlo e traduzido por marcosaoferraz

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:English. Isto também está disponível em:Русский.