Gambiarra: Scan de negativos com scanner normal

8

Brinque de escanear seus filmes em casa, mesmo não tendo um bom scanner de filme.

É uma complicação, todo mundo que começa a brincar com revelação de negativos fica com o mesmo problema: como digitalizar suas fotos? Quando você revela um filme no laboratório eles podem fazer isso por você e suas fotos saem em CD, em alta resolução e máxima qualidade.
Mas como fazer isso em casa? A resposta mais limpinha é: compre um scanner de filme de qualidade, que custa caro e vale totalmente a pena. Mas se você não pode gastar agora, tem a resposta mais gambiarrinha: use seu scanner de mesa normal pra fazer experimentos malucos.

No nosso caso da gambiarra, vamos fazer é forçar a reflexão da luz do scanner em algo atrás do negativo, fazendo o scanner “enxergar” a nossa foto. Pode ser a própria tampa branca do scanner, pode ser uma folha de papel branco, o importante é não ter texturas aparentes, estar limpo e ser branco, neutro, para não interferir mais ainda na conversão de cores mais pra frente.

Coloque seu negativo no vidro do scanner, faça o preview como normalmente faria com outro original opaco, mas tente mexer nas configurações do scanner pra mostrar ao máximo a imagem.
Faça o scan na maior resolução ótica possível, sem usar interpolação.
Com sua imagem no photoshop, duplique a camada para protegermos o original. Inverta a imagem.

Depois de digitalizar o negativo, há ainda uma outra etapa, que é neutralizar a cor da base do filme, que ao ser invertida gera uma imagem azulada.
Com o Levels, vá em cada cor do RGB e faça como nos exemplos abaixo:

E pronto. Isso é um ponto de partida. Brinque com diferentes configurações do scanner, tipos de material pra refletir atrás do negativo, diferentes configurações da ferramente Levels, etc. A qualidade da brincadeira vai depender do seu scanner, do seu negativo (120 vai melhor que 135) e da sua paciência e brincar com os canais após a inversão.

written by dux_x on 2011-02-16 #gear #tutorials #diy #tipster #dux_x #juliofranca #julio_dx #scanner #gambiarra #negativo #dica #filme #em-casa

8 Comments

  1. rodrigoalmeida
    rodrigoalmeida ·

    Cara, desculpe a ignorência, mas o que é "interpolação"?

  2. rodrigoalmeida
    rodrigoalmeida ·

    *ignorância :)

  3. biellebrunner
    biellebrunner ·

    Desculpe a ignorância [2]], mas.. Tá escrito: "Com sua imagem no photoshop, duplique a camada para protegermos o original. Inverta a imagem." Como inverte a imagem?

  4. fportela
    fportela ·

    não entendi muito bem a parte de refletir a luz do scaner atrás do negativo. como seria isso?

  5. marecori
    marecori ·

    Parabéns pelo artigo, essa é uma das gambis mais legais. E pra quem tá meio perdido, eu uso qualquer programa de edição de imagens e vou só brincando com os níveis de cores, quando eu acho que está bacana eu termino e salvo.

  6. dux_x
    dux_x ·

    Opa, desculpem a demora em elucidar alguns pontos. Mas vamos lá:

    1- Duplicar imagem no photoshop: control + j

    2 - Inverter a imagem no photoshop: control + i

    3 - refletir a luz atrás do negativo: precisa ter uma superfície branca senão a imagem não aparece!

    Valeu!

  7. mariapaula-fd
    mariapaula-fd ·

    Eu fiz e deu muito certo. No começo não funcionou muito bem, mas depois fui pegando o jeito. :)

  8. ghabynha
    ghabynha ·

    A ideia é ótima, testei de várias formas, porém nenhuma delas com resultado satisfatório. Tudo que consegui foi uma tira de negativo invertido indo para o azul ou roxo, mas nada de imagem parecida com as do exemplo. =( Outras sugestões?

More Interesting Articles