Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Fotografando Lua e Estrelas

Eu amo as estrelas e a lua. Devem ser o assunto que rende resultados mais bonitos, na minha opinião, então aqui vai um tutorial que ensina a fazer isso em qualquer câmera.

Certa vez eu me perguntei o que mais poderia ser feito com o modo ‘Bulb’ da minha câmera, uma 35mm. Que outras coisas podem ser fotografadas nesse modo, além do tráfego em longa exposição?

Eu estava fascinada por todas aquelas fotos da lua, seu eclipse e dos rastros das estrelas, então eu percebi que deveria haver um filtro que pudesse ser usado ou um telescópio que permitisse conseguir aquelas fotos lindas. E, na verdade, esse truque pode ser feito com qualquer câmera que tenha um modo ‘Bulb’.

Você vai precisar:

  • Tripé ou superfície estável que possa manter a sua câmera firme
  • Sua câmera, é claro
  • Cable release – apenas uma sugestão, não é necessário
  • Filme
  • Paciência
  • Um amigo

Antes de escolher fotografar a lua ou os rastros das estrelas, você deve checar o calendário lunar. A melhor luz lunar é durante a lua cheia, assim como em alguns dias antes e depois dela. Além disso, o céu deve estar sem nuvens. Você pode encontrar essa informação em qualquer previsão do tempo.

Para a câmera, eu sugiro qualquer uma. Alguma coisa como a Lomo LC-Wide, wide angle for LC-A+, grande angular para Diana, ou qualquer outra “grande angular”. Não esqueça de carregar com filme!

O filme deve ser ISO 100.

Na data e clima perfeitos para fotografar, escolha um lugar que você pense ser perfeito, arrume sua câmera, esteja você usando ou não um tripé, e tenha certeza de que você tem uma visão perfeita do que pretende fotografar. Coloque a câmera no modo Bulb, acione o obturador e espere… Bem, isto pode tomar algum tempo, e é por isso que eu sugiro o cable release.
Os tempos de exposição perfeitos de acordo com algumas condições:

Lua cheia sem nuvens – ƒ8 – 90 Segundos
Lua cheia, com algumas nuvens – ƒ8 – 180 Segundos
Lua cheia, nublado – ƒ8 – 270 Segundos
Outras fases lunares – ƒ8 – 120 Segundos

Este guia serve para filme de ISO 100. Um tempo de exposição maior da lua resulta numa mancha clara sem detalhes da esfera.

Para rastros das estrelas, em condições de céu limpo, você deve manter o obturador aberto por no mínimo 120 segundos. Um tempo maior captura o movimento das estrelas, devido à rotação da Terra.

As palavras de ouro para isto são: Experiência e Prática.

Outra dica importante: O laboratório deve pensar que suas fotos estão subexpostas ou que o filme foi sequer exposto. Então, meu melhor conselho é que você conte isso para eles ou escaneie seus filmes em casa.

escrito por pvalyk e traduzido por monamarques

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:English. Isto também está disponível em:日本語, Nederlands & Русский.