Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Comprando Câmeras Usadas

O que você precisa estar atento ao comprar uma câmera usada.

Isso é para todos os fotógrafos por aí. Além do que você vê, a parte estética, existem outras coisas com as quais você deve estar atento ao comprar uma câmera usada.

Primeiramente, comprar um produto usado traz muitos riscos: mal funcionamento, arranhões e outras coisas que o vendedor pode não lhe avisar sobre a câmera. Muitos destes podem ser previstos, especialmente se você está comprando online. Aqui vão algumas dicas para se seguir e ter certeza de que você está comprando uma câmera que funcione.

1: Sempre (e eu digo SEMPRE!), dê uma olhada no profile do vendedor, seu feedback e comentários de outros compradores, para ver se não é uma cilada. Veja se é possível, também, o retorno do produto. Acredito que tenha uma lei internacional que garanta um mês para o retorno, ou algo assim, depois de comprar o produto, na qual você pode devolvê-lo e receber um reembolso completo.

2: Sempre cheque por garantia.

3: Não confie nas fotos dos produtos. 99% das vezes, as fotos são falsas ou foram editadas para que você não consiga ver os arranhões no produto.

4: Se o vendedor for da sua cidade, peça para encontrá-lo e testar o produto pessoalmente.

5: Cheque a lente para ver se ela possui arranhões ou fungo. Analise atentamente. Se possuir arranhões, não há nada que você possa fazer para livrar-se deles. Se tiver fungo, é praticamente impossível limpá-lo e muito caro de levar num profissional para que ele o faça. Mesmo que o fungo seja pouco, ele vai se espalhar. Se a lente for de metal, certifique-se que ela se move sem dificuldades. Por fim, tenha certeza de que não exista vaselina dentro da lente.

6: Use um rolo de filme para testar. Coloque-o dentro da câmera e veja se ele avança e rebobina sem problemas.

7: Abra a parte de trás da câmera e pressione o disparador algumas vezes para ver se o diafragma está funcionando corretamente.

8: Veja se a parte da frente não tem nenhum tipo de furo, de forma que a luz não vaze no seu filme. Para isso, aponte-a para alguma fonte de luz e veja se vê algum vazamento. Faça o mesmo teste para a parte de trás da câmera.

9: Se for possível, peça para o vendedor usar um rolo de filme teste. Esse é o teste perfeito para ver se a câmera funciona ou possui algum tipo de problema.

A maioria dos vendedores, do eBay ou qualquer outra loja virtual, vendem coisas que estavam sendo guardadas no porão ou outro tipo de lugar inadequado. Então, se você quiser ter certeza de que a câmera funciona, você deve fazer estes testes antes.

Recapitulando: Cheque a lente, o disparador/diafragma, se o filme avança e rebobina, a parte da frente, de trás e tire fotos teste.

escrito por pvalyk e traduzido por giuli

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro