Como digitalizar negativos sem um scanner de filmes

3

Se você está começando na fotografia analógica, assim como eu, é provável que você ainda não tenha um scanner de filmes. Bem, não tem problema, eu encontrei uma maneira barata para digitalizar negativos utilizando sua velha multifuncional ou outro scanner comum qualquer.

Materiais:

  • Uma folha de cartolina prata e grossa de aprox (215mm x 279mm)
  • Template
  • Tesoura
  • Lápis
  • Régua
  • Fita adesiva

Instruções:

Passo 1: Imprima o “template” na parte posterior da cartolina prata (lado branco)
Passo 2: Corte o modelo com a tesoura e dobre as asas triangulares na posição vertical, de modo que as faces brilhantes da cartolina toquem umas às outras.
Step 3: Agora dobre a parte mais longa do retângulo de modo a tocar as bordas dos triângulos, assim a peça resultará em uma espécie de fatía de torta sem o fundo, com os lados brilhantes da cartolina virados para o seu interior.
Step 4: Tape os cantos do adaptador, e está pronto para usar!

Para usar:

Ponha um slide ou negativo, e em seguida ponha o adaptador por cima. Para melhores resultados, alinhe um lado do slide com o centro do adaptador. Deixe a tampa do scanner aberta. Se seu scanner possui brilho desigual, experimente colocar uma fina folha de papel entre o adaptador e o slide. O papel irá difundir a luz e interromper a sensibilidade do scanner sobre o espaço posterior ao slide.

Quanto maior a resolução com a qual você digitaliza, mais detalhes você irá obter. Eu recomendo configurar o scanner com pelo menos 1200 DPI. A imagem abaixo mostra a imagem inicial à esquerda, ao meio a imagem invertida e à direita a imagem final tratada.

2011-12-13 #gear #tutorials #film #tutorial #scanning #tipster #how-to #scanning-film #without

3 Comments

  1. luizw
    luizw ·

    Alguém conseguiu realmente fazer esse adaptador funcionar?

  2. arnalsan
    arnalsan ·

    Vou tentar....será que irá funcionar mesmo....

  3. hallansays
    hallansays ·

    Comigo não funcionou :/

More Interesting Articles