Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Imitando os Mestres: Henri Cartier-Bresson

Henri Cartier-Bresson foi um fotógrafo Francês que ficou conhecido como 'o pai do fotojornalismo Moderno'. Foi também um dos pioneiros da fotografia de rua. Aprenda mais sobre a técnica deste Mestre da Fotografia.

Henri Cartier-Bresson é conhecido como o ‘Pai da fotografia de rua’ e o seu estilo pessoal de fotografia influenciou muitos outros fotógrafos importantes. Como fotojornalista que era, Cartier-Bresson queria conseguir transmitir aquilo que ele próprio testemunhava através das suas fotos, usando a sua fiel câmera de 35mm. Também preferia usar filme a preto e branco, por oposição ao filme de cor. Vamos aprender mais sobre o estilo fotográfico de Henri Cartier-Bresson:

Seja discreto
Para um fotógrafo de rua, um dos aspectos mais importantes para se conseguir uma boa foto é manter-se discreto. Tente ser o menos intruso possível ao tirar fotos do sujeito que você quer captar. Misture-se com o ambiente ou seja capaz de disparar a sua câmera sem ter a necessidade de enquadrar o plano pelo visor. Dessa forma as pessoas não irão perceber que você está ali para tirar fotos. É possível que você consiga capturar emoções autênticas, o que seria impossível caso o sujeito enfocado soubesse que você está ali com uma câmera na mão.

É preciso ter paciência
‘Não há nada neste mundo que não tenha o seu momento decisivo’. Esta é uma das frases de Henri Cartier-Bresson no livro ‘O momento decisivo’. Há alturas que temos de esperar pelo momento certo por forma a conseguir aquela foto perfeita. Quando estiver prestes a tirar uma foto, seja paciente e observe bem o que te rodeia – assim saberá reconhecer o momento ideal para tirar uma boa fotografia. Abraçe as oportunidades fotográficas! Elas poderão surgir facilmente, ou pode ter de esperar uns minutos ou até umas horas para conseguir a foto perfeita. ‘O momento! Uma vez perdido, será perdido para sempre.’

Geometria
Pense em incluir elementos geométricos quando enquadra a sua fotografia. Incorpore desenhos e linhas geométricas na tua composição e ficará surpreendido com os resultados únicos obtidos. Olhe em volta e certamente você encontrará muitos elementos geométricos que podem ser incluídos nas suas fotos.

Veja algumas das fotos preto e branco da nossa Comunidade:

Para mais informação sobre Henri Cartier-Bresson, leia O melhor dos melhores: Henri Cartier-Bresson. A informação contida neste artigo foi retirada de CBA, Wikipedia – Henri Cartier-Bresson e Erick Kim Photography.

Leia também os outros artigos da série Imitando os Mestres’ series.

escrito por jeanmendoza e traduzido por anafaro

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:English. Isto também está disponível em:Русский, Československy, 日本語, Türkçe & Deutsch.