Como Usar Filme Vencido?

Por que um filme sai da validade? Qual a diferença entre um fime vencido e um filme novo? Você vai responder a essas e outras perguntas nesse Tipster.

Aqui no mundo Lomo ouvimos falar MUITO de filmess vencidos, e é algo que sempre queremos ou tentamos. Aqueles que ainda não tentaram podem ficar com medo de comprar algo que supostamente não funciona, mas é verdade que filmes vencidos não funcionam mais? Eu acho que não.

Primeiro, vou te dizer porque os fabricantes de filmes colocam data de vencimento nos filmes e para vou falar sobre a natureza da emulsão.

Quando um lote de filme é produzido (o que pode conter muitos rolos de filme), ele é feito para atingir certa sensibilidade (ou velocidade), também conhecido como ISO (ou ASA); que pode ser 400 ISO ou 100 ISO ou 800 ISO. Então ele sai da fabrica e é enviado para a loja para que as pessoas o comprem. Como consumidor, não há como saber como o filme foi transportado ou estocado até chegar em suas mãos, e dependendo das condições (temperatura, iluminação, umidade) o filme pode perder um pouco de sensibilidade. É por isso que as vezes você pode comprar um filme classificado como 800 ISO mas na realidade ser 400 ISO. Significando a perda de um degrau, e as vezes você nem nota.
Assim, a data de vencimento é a data que o fabricante consegue garantir que não haja muita variação na sensibilidade do filme, e pode ser usado como indicado na embalagem. Após essa data, o fabricante não pode se responsabilizar pelos problemas que podem acontecer, mas a emulsão ainda funciona. Menos sensível, no entanto.

A principal diferença entre o filme fresco e o vencido é que quando usamos o fresco você pode confiar no valor ISO original, ao contrário de quando usamos o vencido.

Créditos: hervinsyah

Então não há problema de usar filmes vencidos você só precisa considerar a necessidade de usar mais luz que o de costume. Se você compra um rolo de filme que está vencico há dois anos e é supostamente 400 USO, talvez deva usa-lo como se fosse 100 ISO. Sabendo disso antes, não haverá problemas em usa o insanamente divertido filme vencido e os resultatos serão incriveis. E quais são os efeitos na imagem quando usamos o filme vencido?

Bom, você tem mais contraste e intensidade de cores. Além disso, as cores podem ficar um pouco distorcidades. Por exemplo, se você tem uma luz azul ela pode ficar um pouco roxa; mas isso não é sempre verdade, ela pode mudar de maneira diferente ou pode ficar igual. Isso que faz os filmes vencidos tão divertidos, os resultados podem variar de um para o outro, e podem realmente surpreende-lo!

Créditos: kylewis, elvismartinezsmith, hervinsyah & ceduxi0n

Não tenha medo de experimentar filmes vendidos! Você vai amar!

written by antoniodezner on 2012-03-13 #gear #tutorials #tipster #iso #contraste #como #filme #vencido #emulsao #dicas #experimentando #sensibilidade

More Interesting Articles