Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

PinHolo - A História De Como Fiz Uma Câmera Pinhole Com Pinhão!

Quando era um estudante da Fine Arts Academy, em Perugia, me apaixonei com a fotografia estenopeica e comecei a juntar todos os documentos que pude sobre o assunto e sua evolução técnica. Pedi algumas informações para meu professor de fotografia, Antonio Todini - Ele sugeriu que eu pesquisasse "Fotografia Pinhole" na internet e, como um jeito de lembrar as coisas, disse: "Pinhole parece pinolo (pinão, em Italiano), mas com o "H" depois do "N" e o "E" final. Desde aquele momento o pinhão se plantou em minha mente e cresceu como uma forma de desafio: fazer minha própria câmera pinhole com pinhão!

  • Depois de comer um pinhão, usei os lados da casca como uma “câmera obscura”. Precisava que o interior fosse preto, então o pintei. Após isso, fiz um pequeno buraquinho no centro de um dos lados e apliquei nele uma lâmina com pinhole no centro. Também fiz dois aros de metal, cuja função era manter as partes juntas e a luz fora.
  • Num laboratório (ou quarto escuro), cortei pedaços de papel fotográfico do tamanho do pinhão e coloquei-os dentro da pequena câmera, que chamei de Pinholo. Usei meu dedo como obturador.
  • Tirando o dedão da frente do buraquinho e apontando o pinhão pro meu rosto. Após isso, iluminei meu rosto com uma lanterna (ficando cego por um tempo).
  • De volta ao laboratório, abri a Pinholo e coloquei o pedaço de papel fotográfico na bacia para revelar. No centro do papel começou a aparecer alguma coisa, alguma coisa parecida com um retrato… a Pinholo funcionou!
  • Com o scanner, aumentei os pequenos negativos e os restaurei em positivo. Eureka! As fotos eram reais!

Então, fui capaz de transformar o pinhão numa câmera estenopeica totalmente funcional. Fiquei tão entusiasmado que baseei minha tese de graduação na pinholo. E foi uma escolha vencedora!

Nascida de um trocadilho, logo a pinholo se tornou um desafio e, anos depois, ainda é intrigante, enquanto ainda brinco e aceito desafios novos…

O Dia Mundial do Pinhole é no Domingo! Descubra mais sobre isso em www.pinholeday.org

escrito por francescco e traduzido por giuli

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro