Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Fotografar Retratos: algumas dicas e outras coisas

Este é um artigo para ajudar aqueles que querem saber alguns truques e dicas sobre como fotografar retratos e fazer com que sejam mais interessantes.

Foto por anird

Já são feitos retratos há mais tempo do que imaginamos. E muito antes da câmara ser inventada. Rembrandt era o rei dos auto-retratos e, como ele, muitos outros artistas renascentistas. E como é que alguém pode esquecer o maior retrato de todos os tempos: “A Mona Lisa”.

Agora, que relação existe entre tudo isso e o que este tipster tem para oferecer? Muito, na verdade. As guidelines existem desde sempre e o que vai ler a seguir são uma espécie de interpretação analógica para fotografar retratos.

1. Não Fotografar Ao Nível Dos Olhos: embora a norma para fotografar retratos seja a nível dos olhos do nosso sujeito (a pessoa a ser retratada, neste caso), mudar por completo o ângulo de onde se tira a fotografia pode dar à fotografia aquele toque extra especial.

Foto por whynotwinnipeg

Podemos ir para mais alto e fotografar a pessoa de cima ou nos aproximarmos do chão e fotografar para cima.

Foto por whynotwinnipeg

2. Brincar Com o Contato Visual: É dito que os olhos são o espelho da alma e a direção do olhar do nosso sujeito pode ter um grande impacto na fotografia. Além do jeito mais comum, que é olhar na direção da nossa lente, podemos ter o sujeito olhando para outra direção ou algo que a câmera não está captando, criando uma atmosfera de mistério.

Foto por mugeyildiz

Outra alternativa é o sujeito focar alguma coisa ou alguém dentro do nosso frame, criando um segundo ponto de interesse e uma relação entre isso e o nosso sujeito principal, ajudando a criar uma “história” dentro da imagem.

Foto por anird

3. Brincar Com a Luz: A maneira como a luz é usada pode criar um ambiente novo. Usar contra-luz ou silhuetas para esconder feições pode resultar numa imagem muito forte.

Foto por yami

4. Lembrar a Sexta Regra: Por vezes, as poses para a fotografia podem parecer artificiais e forçadas… Algumas pessoas não ficam bem num ambiente de pose e mudar para uma abordagem mais descontraída pode resultar.

Foto por whynotwinnipeg

5. Acessórios: Acrescentar algum tipo de acessório às imagens pode criar outro ponto de interesse que realça a fotografia.

Foto por anird

6. Focar Numa Parte do Corpo: Aproxime-se e envolva-se com uma parte do corpo do sujeito. Por vezes, o que é deixado fora da imagem diz mais do que a imagem em si.

Foto por pregrino_george

7. Enquadre o Sujeito: Enquadrar bem o sujeito vai chamar a atenção para um ponto de interesse na imagem.

Foto por aalper

8. Fundos: A pessoa no seu retrato é o principal ponto de interesse, mas por vezes colocá-la em contextos diferentes com fundos diferentes podemos mudar dramaticamente o ambiente na imagem. Por vezes podemos querer o nosso fundo o mais minimalista possível.

9. Expressões: Experimentar diferentes expressões por parte do sujeito vai certamente tornar a imagem muito mais interessante.

Foto por anird

As fotos gentilmente cedidas por mikahsupageek, aalper, whynotwinnipeg, yami, pregrino_george, mugeyildiz, e anird.

escrito por anird e traduzido por anamachado

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:English. Isto também está disponível em:Spanish, Deutsch, ภาษาไทย, 中文(繁體版), 한국어 & Italiano.