Black_friday_en
Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Voltar às Origens: Processo Cruzado

Muitas vezes intimidante para novos Lomográficos, Adam partilha a sua experiência com filme slide de revelação cruzada.

Por muito tempo esta foi a minha imagem mais popular, com mais de 200 likes. Este é o (difícil de dominar) Kodak Elite Chrome.

Primeiro que tudo,peço desculpa por estar um pouco atrasado este mês, e também por não continuar com os Filtros Parte II. Estou no processo de tentar reunir mais exemplos de filtros, e precisa do tempo certo para realmente dar uma boa demonstração do Polarizador Circular.

Entretanto, eu queria falar sobre Revelação Cruzada (ou X-Pro). Estamos basicamente a chegar ao fim dos assuntos que gostaria de discutir que estão relacionados com a ciência e tecnologia, e as coisas básicas da fotografia. Já falámos sobre filme, já falamos sobre os controles da câmera…

Então, agora, estamos nos aventurando em criatividade. Já disse no passado, que existem na comunidade pessoas bem mais criativas que eu, e deixarei a eles a tarefa de compartilhar seus talentos, dicas e truques. Eu tenho acumulado conhecimento e tenho posto em prática, dividindo com os outros (e com você, meu caro leitor).

Todos os filmes são desenvolvidos para ser processados com alguns tipos de químicos. Filme Negativo de Cor é desenhado para ser processado com um químico chamado de C-41. Filme Slide or ‘Colour Reversal Film’ é desenhado para ser processado em um químico chamado de E-6. O Filme Slide foi desenvolvido para criar slides que você pode projetar e também permide uma maior gama de cores que o Negativo de Cor. Os Slides (também conhecidos como transparências) foram, de fato, a escolha de profissionais durante anos, antes de chegar a era digital.

DICA TOP: Sobre os pacotes de filme de slide, muitas vezes você vai ver outros produtos químicos mencionados, mas desde que E-6 esteja listado, está tudo bem. No entanto, evite Kodachrome, esse não pode ser processado em Revelação Cruzada!

Existem muitos tipos de desenvolvedores para Filme Preto e Branco, mas não vamos falar sobre esses hoje.

Quando você vê a Revelação Cruzada mencionada neste site, ou nos livros legais que vêm com produtos Lomography, eles estarão normalmente falando sobre ter filme de slide projetado para E-6 e processá-lo no C-41.

Isto tem 4 efeitos principais:

1) Ela destrói o filme, ainda o tortura, e é uma blasfêmia ao seu propósito original!
2) Cria um profundo contraste entre claro e escuro na imagem final.
3) Altera a cor para uma diferente, que chamamos de Color Shift (mudança de cor).
4) Ficam absolutamente espantosas, criam mundos diferentes e abre a Lomografia para um aspecto de criatividade totalmente novo.

Eu ajudei a iniciar um grupo de Lomógrafos aqui na Nova Zelândia. O que me espantou quando nos conhecemos foi como poucas pessoas tinham tentado Revelação Cruzada. Era quase como se ela parecesse uma perspectiva cara, difícil e assustadora.

Quando eu comecei na Lomografia, depois de deixar de lado a fotografia com filme por uma década, foi a primeira coisa que eu tentei. Eu tenho feito isso muito e posso compartilhar algumas dicas com vocês, novatos, que ainda agora começaram.

1) Pode ser um pouco mais caro, mas não deve ser muito mais caro, no entanto — veja seu preço em várias lojas, se puder. O Filme de slide definitivamente é mais caro, mas se você comprá-lo expirado, não importa.

2) Alguns laboratórios não o farão. Não deixe que isso o pare, tem de encontrar um que o faça.

3) Certifique-se de dizer ao laboratório para não corrigir a cor quando você lhe pedir para fazer Revelação Cruzada. Você terá algo muito parecido olhando para as costas de negativos de cor normais. Se você disse a eles isso, e você recebeu fotos que ficaram normais DIGA-LHES PARA O FAZER DE NOVO!

4) Laboratórios apropriados lhe darão melhores resultados que os labs que revelam em uma hora.

5) Espere o inesperado. As imagens não ficarão normais.

6) Fico à espera que este tipster tenha uma reação nos comentários. Não começem a Revelação Cruzada com Kodak Elite Chrome. Todas as vezes que uso esse filme, fico com fotos deslavadas, Pode acontecer com você também, abalando sua confiança. Eu acho que a melhor aposta é um dos filmes mais previsíveis da Fuji, com um Provia, ou Velvia ou ainda os Lomography Slide Filmes que foram concebidos com este propósito.

7) Não fotografe o Sol, não ficará nada no quadro.

8) Fotografe um ponto (f-stop) para cima do que o filme diz no pacote. Se diz 100 ISO/ASA fotografe em 200. Se ele diz 200, tente 400. Na minha experiência, porém, pare por aqui. Acho que 400 é melhor no 400.

9) Ignore o ponto 8 e experimente.

10) O que quer que faça, experimente, experimente, experimente!

Clique aqui neste artigo mais velho que escrevi que fala sobre mudanças de cor, se quiser leia.

Há mais uma possibilidade, um pouco menos comum. Isso envolve a Revelação Cruzada de um Filme Negativo em E-6. Esta é, para mim, a fronteira final, eu nunca fiz isso, mas se você estiver interessado, existem muitos artigos neste site.

Sei que isso é pouco mais do que uma breve introdução (é, afinal, Voltar às Origens!), então que tal alguns comentários dos experientes ou links para outros excelentes artigos X-Pro? Quem quer tentar? Gostou?

Voltar às origens é uma série mensal de Dicas & Truques por Adam Griffiths onde ele procura transmitir conhecimentos de fotografia um pouco mais técnico. Para cada artigo, ele escolhe um tema fundamental e explica-o rapidamente e em termos simples (com exemplos, sempre que possível).

escrito por adam_g2000 e traduzido por margaridamourao89

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:English. Isto também está disponível em:Français, Deutsch, Italiano, Spanish, Русский, Nederlands, 한국어, Türkçe, 中文(繁體版) & 日本語.