Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

DIY Kodachrome - Revelando o Kodak Kodachrome Com Químicos Preto e Branco

Em 2010, o último laboratório comercial que processava filmes Kodak Kodachrome encerrou. Desde então você tem que ser criativo para conseguir revelar este filme. Este tipster vai te mostrar como você mesmo revelar o Kodak Kodachrome e conseguir resultados muito bonitos, monocromáticas e azulados!

Talvez você seja sortudo e ainda tem alguns rolos dos famosos Kodak Kodachrome em seu freezer. Infelizmente não há nenhuma possibilidade de se revelar essas preciosidades, desde que o último laboratório comercial que manuseava deste material especial parou de revelar em 2010 (Dwayne’s Photo em Parsons, Kansas [1,2,3]). Mas há ainda um método simples para conseguir revelar seus filmes.

Como os filmes Kodachrome possuem químicos muito especiais que os distingue dos outros (eles não possuem corantes acopladores incorporados em suas camadas na emulsão, os corante acopladores eram adicionados durante o processamento), é fácil você mesmo revelar os filmes Kodachrome com químicos usado em revelação de filmes preto e branco [4,5].

Tudo o que você precisa é …
*amor
*quarto escuro (sem luz, água para enxaguar)
*tesoura
*tanque de revelação para filme para 35mm (ex: Jobo Unitank 1520)
*solução para revelação de filmes preto e branco
*químicos para fixação de filmes preto e branco
*excitação

Preparações:
Preparar a solução (revelador e fixador) de acordo com as instruções do fabricante. Eu usei o Kodak Professional Developer de alto contraste (para filmes para uso científico, técnico e para filmes para a fotografia aérea). Eu usei como fixador Tetenal Superfix Plus (rápida fixador). Eu tenho certeza que você pode usar quaisquer outros químicos apropriados para filmes preto e branco. Prepare seu tanque de revelação de filme e certifique-se que possa encontrar todos os equipamentos na mais completa escuridão

Processando (em total escuridão):
Abra o cartucho de filme (uma tesoura ou uma chave de fenda são ferramentas úteis) ou puxe o filme com um pequeno gancho e enrole-o em seu tanque de revelação. Encha-se com a solução de revelação e o mantenha durante 4 minutos. Durante os primeiros dois minutos, matenha sob agitação constante, invertendo a posição do tanque a cada minuto. Drenar o revelador e lavar uma vez com água fresca, em seguida colocar o fixador (10 min) e ocasionalmente agitar a solução no tanque. Retire a película do tanque e lave-a cuidadosamente com água fresca por 15 minutos. As vezes há uma cobertura de cinza sobre os negativos, que podem ser retirada esfregadas com seus dedos; retire-a e lave-o novamente por alguns minutos. Tanto na solução de revelação como a de fixação foi utilizada temperatura ambiente, a água para enxaguar tinha uma temperatura de cerca de 17 ° C.
Após a secagem dos negativos (amarelada – marrom), pode digitalizá-los ou levá-los para ampliar por seu laboratório favorito.

Os resultados são cinza-azulados -como lomografias com uma atmosfera muito especial.
Experimente e tenha muita diversão!
auratus

referencias:
1 http://www.dwaynesphoto.com
2 http://www.petapixel.com/2012/01/13/mini-documentary-about-kodachrome-and-the-last-lab-that-processed-it/
3 http://www.nytimes.com/2010/12/30/us/30film.html?_r=0
4 http://en.wikipedia.org/wiki/Kodachrome
5 http://michaelraso.blogspot.de/2011/01/kodachrome-in-2011-process-as-black-and.html

escrito por auratus e traduzido por marcosaoferraz

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro