Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Capture movimentos fantasmagóricos a noite

Sempre quis capturar fantasmas em suas fotos mas nunca conseguiu? Aqui vai uma dica, então continue lendo!

Foto por walasiteodito

Para ser honesto, eu nunca fotografei um fantasma de verdade em qualquer das minhas fotos, desculpe! O que vou ensinar é como fotografar movimentos fantasmagóricos! É muito fácil!

O que eu preciso?

1. Uma câmera de sua escolha (deve ter modo de bulbo. Nesta série eu usei minha Lubitel 166B)
2. Tripé
3. Filme ISO 100 ou 200 (mas você pode usar filmes de sensibilidade mais altas também. Nesta série usei o Kodak Ultracolor 100)
4. Cabo disparador (não é necessário, mas ajuda muito)
5. Coragem

Onde eu vou fotografar?

O que você precisa fazer, basicamente, é fotografar cenas noturnas com muitas pessoas em movimento. Encontre um local que não seja tão iluminado, vamos dizer que ele deve ter apenas EV3 ou 2. Esse lugar também tem que ter muitas pessoas em movimento (ou pelo menos uma). Uma dica para melhor localização é evitar pontos onde os carros passam, porque os raios de luz dos carros que passam diminuem a sensação fantasmagórica das fotos.

Como eu fotografo movimentos fantasmagóricos?

1. Ajuste o seu tripé e câmera. Certifique-se de que não há possibilidade de carros passarem no seu quadro. Minha dica é ficar em um lugar onde você está escondido, porque às vezes as pessoas tendem a ficar tímidas e se afastar do quadro quando eles vêem que você vai fotografar.
2. Defina sua abertura para f / 8 ou f5.6. Não muito aberto nem muito fechado. E use seu cabo disparador, se tiver. Vai ajudar a reduzir tremores na camera.
3. Espere o momento certo para apertar o botão do obturador. O momento certo é quando há movimentação de pessoas em seu quadro. Eles serão os “fantasmas”, como os movimentos que aparecem na foto. Outra dica, lembre-se que as pessoas com roupas coloridas vao aparecer melhor do que as pessoas com roupas mais escuras.
4. Pressione o botão do obturador durante 20-30 segundos, dependendo do que você gosta. Experimente e você vai aprender de quanto tempo você precisa para expor o quadro.

O resultado:

Os movimentos das pessoas na sua imagem serao capturada, mas só um pouco. Eles vao aparecer como fantasmas que se movem em sua foto, por causa dos borrões de movimento e também porque eles serão expostos por um curto período de tempo que os objetos estaticos da foto.

Foto por walasiteodito

Outras dicas:

Tente experimentar na exposição, utilizar filmes de ISO mais altos, pressione o botão do obturador em um curto período de tempo, use aberturas maiores ou menores. E se você quer sua foto um pouco nebulosa, seja louco o suficiente para retirá-lo do cartucho em um quarto muito escuro. As luzes muito fracas vao colocar efeitos enevoados em sua foto. Basta ter coragem e fotografar, e você com certeza vai conseguir uma boa foto fantasmagórica! Espero que você aprendido com a minha dica e LOMO ON!

escrito por walasiteodito e traduzido por vctrrl

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro