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Fotografe com redscale em dias nublados!

Você gosta de tempo nublado? Eu prefiro dias ensolarados para sair e tirar fotos, mas de qualquer maneira também gosto de dias nublados porque é o melhor momento para fotografar com redscale! Amo tirar fotos com redscale, e por isso neste artigo dou os meus segredos para dominar a fotografia em redscale em dias nublados!

Comparação entre um dia ensolarado e um dia nublado

As fotos acima foram tiradas no mesmo dia, com o mesmo filme redscale, no mesmo lugar.
Elas são diferentes, é óbvio. Qual delas você gosta mais? Vai do gosto de cada um, mas eu gosto mais daquela que foi tirada com o tempo nublado. O tom vermelho profundo fica bem marcada no filme redscale. A foto tirada com o tempo ensolarado tem um vermelho mais amarelado, que eu acho um pouco brilhante demais. Agora darei algumas dicas sobre como maximizar a qualidade do redscale, dando atenção particular ao tempo e as condições meteorológicas.

1. Fotografe em dias nublados
A coisa mais legal do filme redscale é simplesmente que ele é banhado por cores vibrantes de vermelho, laranja e amarelo. Na foto acima, num dia de sol, o céu não aparece tão vermelho, porque o céu estava bastante azul.

Vermelho e azul são cores complementares. Vermelho e ciano são cores complementares opostas, então quando você quer ver vermelho mas está fotografando algo azul (como o céu) as cores se complementam (lembra disso nas aulas de artes?) e não é possível atingir a cor vermelho puro que você está querendo obter.

E num dia nublado (ou chuvoso)? O céu fica cinza e você pode de fato ver o contorno das nuvens pesadas e as suas gradações. Quando você fotografa com redscale esses elementos banham-se de vermelho sem qualquer interrupção de cor. A gradação escura da nuvem de chuva fica mais definidade com a cor vermelha (o redscale trabalha com vários tons e na verdade delineia tamanhos e contornos melhor do que filmes de slide coloridos). Essa é uma das razões pelas quais redscale é uma boa escolha para dias nublados. Além disso, o contraste diminui no tempo nublado enquanto que a cor do objeto fotografado fica mais fraca. É ideal para dar um tom vermelho ao objeto fotografado, se você desejar (se o contraste é baixo, a foto não ficará tão boa).

2. Foto em contraluz
Outra dica é fotografar em contraluz. Dessa forma, o contraste do objeto fica mais forte. O que você precisa enfatizar com o redscale não são as cores, mas as formas e linhas (pequenos detalhes de cor diferente ficam unidos pelo efeito especial do redscale).

Fotografando em contraluz você consegue linhas definidas no objeto, em resultados dinâmicos. A parte de sombra fica escura com tons em vermelho; assim, o resultado é um efeito de cores muito bonito. Mesmo se você fotografar o céu azul, é possível superexpor o céu. É muito eficaz fotografar em contraluz.

3. Fotografar pôr do sol
Se você quer enfatizar a cor vermelha, é interessante fotografar o pôr do sol.

Se você utilizar um filme redscale, é possível obter um efeito dramático com o vermelho saturado num tom muito belo e onírico. Às vezes você não consegue obter efeitos de tom vermelho com um filme cromo, pois a cor vermelha não é forte o suficiente nesse tipo de filme – e o pôr do sol acaba simplesmente não ficando tão bonito assim (o que de fato acontece bastante comigo). Nesse caso o redscale é mais indicado para fotografar o pôr do sol (de qualquer forma, é preciso ter cuidado se o pôr do sol estiver muito vermelho, na foto pode ficar vermelhão demais).

Comparação entre processo cruzado e redscale.

4. Fotografar à noite – ou em locais escuros
Se você está fotografando à noite, ou em ambientes internos, num lugar escuro, é possível obter resultados bem interessantes com o redscale. Se você quiser, use um tripé e um cabo disparador para longas exposições. A sua paisagem noturna ficará em tons vermelhos – é um efeito tão único que você deveria tentar!

5. Processo cruzado para dias ensolarados, redscale para dias nublados
Por fim, algumas palavras sobre meu estilo cotidiano de fotografar. Como foi dito acima, redscale não é o melhor para um dia ensolarado (claro que um bom resultado depende de como você fotografa). Nesse caso, eu prefiro fotografar bastante com filmes cromo em dias de sol, mas quando o dia está nublado eu uso filmes redscale. Dessa forma, é possível ter filmes para cada dia da semana! Não deixe que a meteorologia te chateie, pelo contrário, use-a ao seu favor! Lembre-se: um filme redscale é como um raio de sol dentro de uma latinha!

Comparação entre processo cruzado em dia ensolarado e redscale em dia nublado.

O que você achou deste artigo?
Espero que ajude! Tente sempre experimentar diferentes cenários, e boa sorte com as fotos!
Curta a sua vida redscale!

escrito por hodachrome e traduzido por ovonovo

2 comentários

  1. vanclecio

    vanclecio

    Muito legal o artigo. Parabéns pelas fotos, são muito belas!
    quase 2 anos atrás · reportar como spam
  2. ovonovo

    ovonovo

    quando li o artigo, já estava com um filme redscale carregado na minha holga. aproveitei muito essas dicas! ainda não revelei o negativo, quando estiverem reveladas poderei falar dos resultados :)

    quase 2 anos atrás · reportar como spam