Dica Rápida: Como Calibrar uma Câmera Rangefinder Fed 5 ou uma Zorki 4

O telémetro (rangefinder) de sua amada câmera russa não está calibrado? Este é um truque para ajustá-lo rapidamente!

Se o telémetro (rangefinder) de sua amada Fed 5 ou Zorki 4 (ou câmeras similares) não está calibrado (por exemplo, por causa de uma colisão ou uma queda da câmera), você pode aprender aqui como ajustá-lo!

Fed 5:

A) Empurrar lateralmente (na direção da célula de exposição) a placa de metal com a menção Fed 5 (número 1 em vermelho na imagem abaixo), para removê-la (note que no interior há uma mola de aço pequena, não a perca!)

B) Aproximadamente no meio da placa de baixo existe um parafuso (número 2 em vermelho). Com a lente no infinito, aponte para uma linha vertical (por exemplo, um poste) a pelo menos 300 metros longe, e gire suavemente o parafuso até ver uma única linha no centro do visor). Em alguns modelos, a posição dos parafusos pode variar um pouco, mas é sempre entre as duas janelas do telémetro.

C) Se houver um erro de calibração também nas linhas horizontais, por exemplo ao longo das linhas de uma varanda distante, pode girar (com uma chave) o anel em torno da janela circular do telémetro (número 3 em verde). Por favor, note que inicialmente o anel pode ser muito difícil de rodar porque ele pode estar colado.

(Nota: Em uma Fed 2, ou em um Zorki 5 ou Zorki 6 a porca no ponto C está localizado sob o anel de metal da janela do telémetro (rangefinder), então você precisa desapertar o anel externo).

Zorki 4

A) Desaperte o parafuso marcado com o número 4 em verde. Dentro do buraco que você vai encontrar um outro pequeno parafuso para a calibração do telémetro (rangefinder), em seguida apontar um poste ou antena e proceder como para o Fed 5

B) Infelizmente, para a calibração das linhas horizontais, numa Zorki 4 ou 4k é necessário desmontar toda a parte superior da máquina, uma operação recomendado apenas para especialistas!

(Nota: uma Zorki 5 ou 6, a calibração é realizada por meio de um pequeno parafuso colocado debaixo de um dos dois parafusos que seguram a placa com o nome da câmara, a calibração das linhas horizontais é como a calibração da Fed 2).

written by sirio174 on 2012-12-03 #gear #tutorials #fed-5 #camera #fed-2 #tipster #zorki-4 #quick-tipster #zorki-6 #regulagem #dica-rapida #zorki-5 #telemetro #chave-de-fenda #calibragem

More Interesting Articles