Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Tire fotos para as crianças: Alessio e Claudia

Fotografar crianças é sempre divertido para aqueles que estão tirando a foto, mas especialmente para crianças que se consideram um novo "brinquedo", que na verdade é a sua câmera! Como eles se comportam quando descobrem a pessoa que está segurando a câmera? Vamos descobrir...

Meu sobrinho Alessio acaba de completar 18 meses! Durante esse ano e meio, eu tive várias oportunidades para fotografá-lo. Eu sempre gostei de tirar mais fotos do que me preocupar com o resultado delas. O motivo? Simples… Pro Alessio, a camera é nada mais que algo curioso, um “brinquedo” novo! Fotografar crianças é definitivamente divertido mas pode ser bem difícil, pois é praticamente impossível fazê-los ficar em uma pose. Se eles ficam quietos por apenas 2 segundos, você já pode se sentir sortudo. Por isso eles sempre saem nas fotos com expressões absurdas, às vezes irreconhecíveis e nos matam de rir com suas caretas hilárias (ok, parte disso somos nós, adultos, que tiramos sarro deles!)

Se você tiver um pouquinho de sorte, consegue descobrir como aproveitar as oportunidades que eles nos dão de fazer uma bela pose para a foto!

Caso contrário, é mais provável imortalizar seus momentos de lazer, quando estão concentrados em algum jogo ou enquanto observa curiosamente as lentes da sua câmera!

Essa é a Claudia, lindos olhos azuis e cabelos loiros, uma verdadeira modelo! Desde que Claudia é um pouco maior que Alessio e também tão vaidosa quanto o restante das garotas, com ela é mais fácil tirar fotos sérias.

Sério…???!!

Ok, agora é hora das dicas:

  • Se você está lidando com crianças “cerelepes”, irá precisar de cameras mais fáceis e rápidas de usar. Uma “point & shoot” automática, que não necessite ajustar o foco, velocidade e abertura é ideal para captar o momento.
  • Uma fisheye é recomendada se você estiver certo que quando for tirar a foto o rosto do bebê deve estar 100% no esquadramento desejado, pois o bebê é um momento na sua frente. Ele pode desaparecer da sua frente em uma fração de segundo!
  • Tente chegar perto deles com calma, brinque um pouco com ele e depois, quando ele estiver brincando destraído, é a hora de você colocar o dedo no obturador, assobiar para ele e, imediatamente, tirar a foto!
  • Se você fotografar de baixo o resultado será um gigante com a missão de dominar o mundo!
  • Não use o flash muito próximo do rosto deles. Se para adultos já é um incômodo, mantenha uma certa distância dos pequenos!
  • Mostre essas fotos para as crianças, 20 ou 30 anos mais tarde!
  • Uma vez ou outra, deixe que eles apertem o obturador da sua câmera. Eles podem ser até ser mais capazes que você!

escrito por cryboy e traduzido por prlaregina

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro