Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Como criar imagens simétricas com a técnica EBS

Apresento a vocês uma técnica, que eu chamo de EBS ("exposing both sides", ou "expondo ambos os lados"). É uma técnica difícil de colocar em prática? Sim, com certeza! Mas com concentração e sorte você pode obter resultados realmente incríveis! Em seguida, o passo a passo.

Foto por hodachrome

Primeiro passo: colocar o filme na câmera com muito cuidado.
Coloque o filme marcando a primeira pose (vamos utilizar aqui a Lomo LC-A , como exemplo). A bobina que recebe o filme, à direita, deve estar travada (será necessário fazer exatamente a mesma coisa na segunda vez em que se coloca o filme). Puxe a película na bobina e marque a perfuração que se encontra em cima da rodinha com dentes, na parte de baixo da câmera. Dessa forma, você poderá recolocar o filme exatamente na mesma posição na segunda vez.

Você deve deixar o filme bem esticado. Em seguida, tire uma foto (com uma câmera digital ou celular) para manter a referência, que você deverá repetir na segunda vez. Feche a câmera, aperte o disparador, e gire para a próxima pose. Se você sentir que o filme não está bem esticado, recomece do zero.

Ok, chegou a hora de fotografar! Escolha de preferência um dia claro e ensolarado. Regule o ISO em 400 ou 200 para fotografar normalmente com todo o filme (normalmente eu uso filmes de ISO 800; mas como eu gosto de superexpor minhas fotos — e também porque a LC-A+ tem a tendência de superexpor as fotos com 800 ISO — eu mantenho o ISO em 800 quando uso um filme 800). Escolha objetos bem contrastantes, ou com um fundo bem claro. Se puder colocar um pedaço de céu na foto, não hesite!
Você também vai precisar de um Splitzer para cobrir a metade de baixo das fotos. Aconselho tirar várias vezes a mesma foto, para que você possa escolher o melhor resultado.

Depois que você fotografou o filme todo, vá a um quarto escuro e transforme esse mesmo filme em um redscale, invertendo-o (você pode ver como se faz nesta dica:“http://www.lomography.com.br/magazine/tipster/2011/10/21/faa-voc-mesmo-o-seu-filme-redscale”).

Depois que você inverter o filme, ele se tornará menos sensível. Um filme ISO 800 se transforma em um redscale ISO 200 (um filme 400 muda para redscale 100, um 200 um redscale 50, e assim por diante).

Coloque agora esse filme novamente na câmera, como da primeira vez, tentando ser o mais preciso possível! Assim, você poderá obter imagens perfeitamente simétricas! Você pode ter como referência a foto que tirou com o celular da primeira vez.

Em seguida, vá fotografar com o redscale! Escolha de preferência um dia nublado (na minha opinião, o redscale dá melhores resultados em dias nublados). Regule o ISO a 200 (ou em função da sensibilidade do negativo que você usou antes). Assim como da primeira vez, cubra a parte de baixo da lente com o Splitzer!

Tente tirar as fotos EXATAMENTE na mesma posição, com o mesmo enquadramento. Mas como se lembrar desses detalhes? Quando fotografo, eu anoto os lugares e paisagens que fotografei, na ordem, e deixo tudo registrado no meu celular.

É necessário fotografar com a câmera ao contrário? Claro que não!
Você já inverteu o filme de cabeça para baixo quando o transformou em um redscale. Então você deve fotografar normalmente (exceto se você tirou fotos na vertical).

Assim que terminar o filme, leve-o ao laboratório para revelar. Se é um negativo convencional, revele-o normalmente em C41. Sem necessidade de instruções especiais. Levando em conta que você expôs os dois lados do filme, possivelmente há uma diferença de alguns milímetros entre uma foto e outra.

E então, que achou? Espero que você curta bastante minhas fotos simétricas em vermelho e azul :)

Enfim, é uma dica um tanto difícil, mas os resultados valem a pena! Tente!

“Enjoy your EBS life!”

escrito por hodachrome e traduzido por ovonovo

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:日本語. Isto também está disponível em:Spanish, English, Deutsch, Italiano, Československy, Nederlands & Français.