Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

StereoKino: A Missão Para Fazer Um Filme Analógico 3D

Sim, você leu corretamente. E sim, esse post é sobre o que você imagina que seja: usando duas Lomokinos e produzindo filmes analógicos 3D. Or pelo menos tentando.

ATENÇÃO: você vai achar esse post chato se não tiver os óculos anaglyph vemelho/cian.

Construindo a StereoKino

A maior parte dos passos e materiais usados são idênticos aos da construção do Power-Winder, mas você precisará do dobro, obviamente. Se quiser fazer essa experiência, essa é uma leitura útil. Não vou encher de explicações passo-a-passo, já que a galeria abaixo é bem auto-explicativa. Mas se tiver alguma pergunta, ficarei feliz em responder.

Antes de filmar, marque a camera da esquerda e direita, para evitar confusão.

Quando acabar, a StereoKino parecerá e fará barulhos assim (você pode abaixar o volume):

Vídeo feito por stouf

Pós-Produção dos Frames

Primeiro, digitalize e corte os frames como sempre. A camera da esquerda, por estar de cabeça pra baixo, precisará ter os frames rotacionados. Importe os frames para o editor de video, posicionando os da esqueda sobre os da direita. Mude a configuração do RBG dos seus frames (Esquerda: R100 ; G0 ; B0 – Direita R0 ; G100 ; B100), e mude o ‘layer mode’ dos frames da esquerda (agora vermelhos) para ‘difference’. Isso é bem simples, e claramente explicado aqui.

Seria incrivel se fosse fácil assim, mas não é. Primeiro as cameras não podem estar sincronizadas, depois, as cameras estavam tremendo por causa dos motores e finalmente, o crop automatico causou uns movimentos e lapsos nos frames. Foi necessário, então, realinhar alguns deles e em repetir alguns frames da máquina que estava mais rápida. Mas o resultado final teve alguns pares encaixados, por sorte.

A maior parte ficou bagunçada, e produziu uma dor de cabeça maior que o efeito desejado… mas ainda assim foi divertido construir, e é possivel usar as cameras normalmente sem os motores.

Vídeo feito por stouf

escrito por stouf e traduzido por decafujita

2 comentários

  1. stouf

    stouf

    @decafujita Obrigado pela tradução! : )

    aproximadamente 1 ano atrás · reportar como spam
  2. decafujita

    decafujita

    @stouf :) anytime!

    aproximadamente 1 ano atrás · reportar como spam