Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Corte Automático dos Frames Lomokino

Aqui está um metodo para cortes automáticos dos frames de filmes LomoKino usando programa freeware.

Instalando o Programa

1. Baixe e intale o GIMP (here)
2. Baixe o script “DivideScannedImages.scm” (here)
3. Mova o script para o folder gimp script: >>>\GIMP 2\share\gimp\2.0\scripts
4. Abra o GIMP. Vá em >Preferences>Folders>Scripts selecione o folder certo e clique OK
5. No GIMP, Vá em Filters>Script-Fu e clique Refresh scripts
6. Vá em filters, “Divide Scanned Images…” deve estar no final da lista.

Digitalizando os filmes Lomokino

Eu prefiro digitalizar o máximo de frames por vez para utilizar a mesma configuração (correção de luz e cor). Em outros scans, tente usar differentes areas (ref) e desligue o ajuste automático do seu scanner antes de aumentar a área para cobrir todos os frames. Se você tem mais frames do que o número que o holder suporta (provavelmente isso irá acontecer), digitalize a primeira parte, troque a tira de filme, e digitalize a segunda parte na sequência, SEM dar um ‘preview’. Assim, todos os frames do rolo terão a mesma configuração. Se pedir uma visualização (preview) antes de scannear a tira seguinte irá sofrer alteração na configuração e poderá provocar, por exemplo, uma mudança brusca na cor/exposição/contraste no meio do video.

Digitalize em 2400dpi, e em ’uncompressed .tiff’

Usando Programa

Antes de começar, você precisa preparar os jpegs para garantir a melhor qualidade. Então, abra as imagens e exporte como jpeg. Quando a janela de configuração abrir, vá em ‘Advanced options’, selecione ‘Use quality settings from original image’ e clique em ‘Save Default’.

Agora vamos começar.

1. Abra suas imagens no GIMP. Deve aparecer assim:

2. Pegue a ferramente de corte (crop), e corte em volta da primeira tira de frames. Dê um zoom para ser mais preciso, corte em cada extremidade.

3. Vá em Image>Canvas Size. Coloque 200 pixels para largura e altura , clique ‘Center’, e depois ‘Resize’.

4. Mude a cor do seu fundo (background) para preto, e depois vá em image>Flatten image. Sua tira está agora pronta para o script automático.

5. Vá em ‘Filters’ e selecione “Divide Scanned Images…”. Você terá aqui uma gama de parametros, e o diretório de nomes dos seus futuros frames. Eu tive bons resultados com as configurações como na imagem abaixo:

6. Clique ‘OK’ e deixe a mágica acontecer. Assim que terminar um, começe de novo com a nova tira. Se nada acontecer, tente mudar a configuração. Você também poderá salvar as tiras em um folder, e fazer um processo batch usando o script (vá em Filters>Batch tools e selecione o script).

Você tem agora todos os frames prontos para serem importados para o programa de edição de video. Como pode notar, ainda há uma parte onde é necessário o corte manual das tiras, como na maravilhosa autokino por mandi. Mas garanto que os resultados são melhores, sem perda de informação e você pode mudar as configuração se necessário. O que podemos fazer é esperar que o gênio que desenvolveu esse script encontre uma maneira de fazer o processo inteiro automaticamente. Esperamos…

escrito por stouf e traduzido por decafujita

2 comentários

  1. stouf

    stouf

    @decafujita Obrigado : )

    mais de 1 ano atrás · reportar como spam
  2. decafujita

    decafujita

    @stouf , no prob! :)
    I haven't tried it yet, but I'm looking forward. That will same me tons of time! :)
    Thanks!

    mais de 1 ano atrás · reportar como spam

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:English. Isto também está disponível em:Deutsch.