Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Guia Lomography de filmes: Introdução aos formatos de filme

Começando a fotografar com filme e se coçando para saber mais? O mundo analógico tem muitas surpresas e interessantes experiências fotográficas reservadas para você, por isso reunimos um pequeno guia que visa armá-lo com tudo que você precisa saber quando se trata dos formatos de filmes disponíveis.

O mundo da fotografia realmente viu inúmeros formatos de filmes para fotografias e vídeos ao longo da história, por esse motivo este guia abrange apenas aqueles que ainda podemos encontrar e trabalhar hoje em dia.

135 ou Bobina de filme 35mm

Atualmente é o mais comum entre todos os formatos de filme, os filmes 135 foram introduzidos pela Kodak em 1934 e tornaram-se conhecidos como filme 35 mm. A película tem 35mm (ou 1,4 polegadas) de largura e perfurações chamadas de sprocket holes, variam de comprimento, números de exposições, tipos e sensibilidade ou ISO.

  • Comprimento: O padrão de rolo cheio rende 36 exposições, mas também existem rolos com 24 e 12 exposições.
  • Tipos de filme: Os mais comuns são o Negativo Colorido, Slide ou Chromo ou Reversível e Monocromático ou Preto e Branco, porém não é surpreendente encontrar emulsões raras e exóticas como os filmes infravermelhos.
  • Sensibilidade do filme: As velocidades (ou sensibilidades) mais comuns são ISO 100, ISO 200, ISO 400 e ISO 800; filmes com sensibilidades baixas como ISO 25 e ISO 50 ou altos como ISO 1600 e ISO 3200 são bastante raros.
Foto por clownshoes

Rolos de filme 120

Outro filme introduzido pela Kodak, o formato de filme 120 foi feito pela Kodak para sua Brownie No. 2 em 1901. Também chamado de médio formato, esta película tem 60 mm de largura, são enrolados em torno de um carretel aberto de plástico e forrado por um papel protetor. A folha protetora possui impressão com marcas de quadros (frames) representando os formatos de imagens padrões compatíveis com este filme.

  • Comprimento: Tipicamente os rolos de filme 120 tem 30 polegadas (76 cm) e normalmente rendem 16 imagens (no formato 6 × 4,5) ou 12 imagens (no formato quadrado 6 × 6). Algumas câmeras também fotografam até 8 exposições no formato 6 × 9 e 6 exposições no formato panorâmico 6 × 12.
  • Tipos de filme: Assim como os filmes 135, filmes 120 usualmente são do tipo Negativo Colorido, Slide ou Chromo ou Reversível e Monocromático ou Preto e Branco.
  • Sensibilidade do filme: ISO 100, ISO 400, e ISO 800 são velocidades típicas dos filmes 120, porém é possível se deparar com velocidades incomuns como ISO 160, ISO 50 e ISO 64.
  • Formatos Similares: Filmes 220 têm a mesma largura das películas 120, entretanto é duas vezes mais comprido e rende o dobro de exposições; O filme 600 também é essencialmente a mesma película, porém vem com um carretel mais fino.

Cartucho de filme 110

O cartucho com filme 110 foi introduzido pela Kodak em 1972 para suas câmeras de bolso Instamatic. Uma versão menor do formato 126 da Kodak, a película tem 16 mm de largura e está acomodado em um cartucho de plástico, que também registra cada disparo conforme o filme é avançado. A fabricação deste filme foi interrompida em 2009, mas a Lomography re-introduziu este formato em 2012 com o Filme Orca ISO 100 preto e branco.

  • Comprimento: Cada cartucho rende 24 exposições
  • Tipos de filme: Embora os filmes 110 sejam geralmente do tipo Negativo Colorido, a Lomography tem produzido Preto e Branco e outros tipos de Slides para este formato.
  • Sensibilidade do filme: Os filmes 110 é usualmente disponível em ISO100 ou ISO 400, mas o Filme Slide Lomography Peacock vem com ISO 200.
Foto por kashmir87

Filme Instantâneo

Inventado pela Agfa, mas produzido pela primeira vez pela Polaroid, os filmes instantâneos contém todos os químicos necessários para revelar e fixar a foto após a exposição. As câmeras instantâneas ativam o processo de revelação após cada disparo. Hoje existem dois tipos de filmes instantâneos disponíveis no mercado: integral e peel-apart.

  • Filme Integral ou Instantâneo positivo, revela e fixa a foto automaticamente; Os Fuji Instax Mini e Instax Wide são exemplos deste tipo.
  • Filmes “Peel-apart”, produz a impressão da imagem através da difusão de um reagente que se espalha entre o negativo exposto e a folha positiva que recebe a foto; São exemplos desse tipo a Série Polaroid 100 e Fujifilm FP-100C.
  • Sensibilidade do filme: O Fuji Instax normalmente vem com ISO 800, mas os Fuji FP-100C e FB-3000B têm ISO 100 e ISO 3000 respectivamente.
  • Tipos de filme: Estão disponíveis no mercado filmes instantâneos Coloridos e Preto & branco

Advanced Photo System (APS)

Introduzido em 1996 e descontinuado em 2012, o filme APS foi produzido por várias empresas com diferentes nomes: Advantix pela Kodak, Nexia pela Fujifilm, Futura pela Agfa e Centuria pela Konica. Semelhante aos filmes 135, os filmes APS são um pouco menores, com 24 mm de largura e também é acomodado em um cartucho plástico. Este formato vem com 40, 25 ou 15 exposições.

O que diferencia este formato é a capacidade de registrar informações além da imagem, como a proporção para ampliação, data e hora em que a foto foi capturada, legendas e dados de exposição (como abertura e velocidade do obturador). No entanto, ao contrário do filme 135, o APS mantém o negativo revelado dentro do cartucho.

A fonte de todas as informações deste artigo estão disponíveis em Filme 135, Filme 120, Filme 110, Filme instantâneo e Filme APS na Wikipédia.

escrito por plasticpopsicle e traduzido por jeniferricken

2 comentários

  1. j_lamego

    j_lamego

    Faltou o 126 !!!

    12 meses atrás · reportar como spam
  2. eloisa-martel

    Eu medi um filme 35mm e não achei 35mm. Todo filme 35mm tem mesmo 35mm em algum lado?
    12 meses atrás · reportar como spam

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:English. Isto também está disponível em:Deutsch & Italiano.