Panografia: Um guia simples

Esse tipo de panorama é bem simples de fazer. Aqui vão pequenas dicas para lembrar quando fizer o seu próprio.

A panografia é um panorama formado por várias fotos sobrepostas. Neste eu usei um rolo Lomography Redscale 120 film inteiro numa Lubitel e arrumei as 12 fotos resultantes formando uma grande imagem coletiva.

Meu tema foi a Torre Eiffel em Paris. Inspirador.

A primeira coisa a fazer é encontrar um bom lugar para fotografar. Como a Torre Eiffel é uma construção grande, eu me posicionei numa boa distância da base, mas ainda perto o bastante para ter certeza de que a sobreposição das imagens funcionaria.

Depois, escolha a exposição e a abertura e não mude os valores. Nesta panografia, como eu fotografei algo muito alto, o filme redscale trouxe à tona outras cores na medida em que era superexposto com a mudança de quadro. Isto aconteceu porque eu calculei a exposição para a base da torre e não para o céu, fazendo com que as cores mudassem. Na minha opinião, resultou num bom efeito.

Então, fotografe. Mova um pouco o quadro e fotografe novamente. Repita o processo o quanto for necessário.

A melhor parte vem agora: quando você chega em casa com as fotos impressas e as arruma para formar o panorama. Se você tirou muitas fotos, provavelmente terá várias formas diferentes de arrumá-las para formar sua panografia.

Para mostrar online o seu trabalho, você tem 3 opções:
1. Fotografe-o
2. Se couber no scanner, escaneie-o.
3. Use programas de edição como o Photoshop para montar sua panografia com as fotos escaneadas.

written by homer on 2011-11-22 #gear #tutorials #art #medium-format #120 #redscale #lubitel #tipster #technique #tlr #guia #panografia #panography #panagraph #photostich

More Interesting Articles