Photos on Pages, vol.1: Taxi Driver, de Steve Schapiro

Como amantes do formato analógico que somos, não nos é possível expressar o quanto adoramos os fotógrafos de rodagem do mundo do cinema. Quando observamos as suas fotografias impressas e compiladas num só livro, sentimos um enorme júbilo visual e auto-satisfação. “Photos on Pages” é uma nova coleção de livros que enfoca a obra de grandes fotógrafos. Neste primeiro volume, os focos estão centrados em Steve Schapiro e nas suas fotografias exclusivas de “Taxi Driver”.

image via cinemasterpieces.com

Livro/s: “Taxi Driver” e “Taxi Driver / The Godfather”
Fotógrafo: Steve Schapiro
Categoria: Cinema, rodagem
Publicado em: Novembro de 2010 e Fevereiro de 2011, respectivamente

Taxi Driver é amplamente considerado como uma das grandes obras-primas cinematográficas de todos os tempos. Filmado em 1976, Martin Scorsese e Robert de Niro juntaram forças para dar forma a um filme magnificamente feroz, que viria a influenciar várias gerações de realizadores e a inspirar milhões de pessoas por todo o mundo. Depois de terem feito “Mean Streets” em conjunto três anos antes, Marty e Bobby voltaram a juntar-se sem grande esforço, e o resultado dessa convergência transformou-se num dos clássicos cult mais conhecidos de sempre.

Robert de Niro encarnou Travis Bickle, um ex-“Marine” de dedo leve no gatilho transformado em taxista psicopata com um ameaçador corte de cabelo Moícano. Com a cidade de Nova Iorque como pano de fundo, Travis perambula pelas ruas sujas no seu “yellow cab”. Uma garota miúda de 12 anos chamada Jodie Foster deu vida a Iris, uma prostituta às ordens de um cafetão cujo papel ficou a cargo de Harvey Keitel. O próprio Scorsese contribui com um “cameo” arrepiante, surgindo no filme como um dos passageiros noturnos do táxi de Travis.

image via aintitcool.com

*Taxi Driver * e a sua imagem são, particularmente para os mais cinéfilos, um deleite permanente para os olhos. Logo no princípio do filme, deparamo-nos com as luzes noturnas da cidade desfocadas, mas hipnotizantes (aquilo a que na gíria fotográfica se chama bokeh). A narração feita a partir do ponto de vista do protagonista acrescenta erotismo à violência intensa e envolvente da intriga. Ao longo do filme, a sua trilha sonora vai dispondo a cacofonia própria da metrópole de Nova York – com o saxofone melódico e o ritmo jazz da bateria a reforçar as contradições inerentes às diversas emoções e realidades da cidade. Na verdade, “Taxi Driver” é um ruidoso cocktail de “thriller” com “film-noir” servido ao longo de duas horas.

image via annyas.com

Este ano, comemora-se o 35.º aniversário do lançamento desta obra icónica, e uma vez que Taxi Driver é desde há muito tempo considerado um marco na história do cinema. Por isso, a imortalização das suas cenas mais marcantes em fotografia torna-se definitivamente obrigatória.

Como tal, um obrigado infinito a *Steve Schapiro* — o fotógrafo de cena na rodagem de “Taxi Driver”, por ter capturado não apenas a perturbação da personagem de Travis, como também os cenários que não chegamos a ver e os atores nos bastidores —, oferecendo ao mundo a oportunidade única de observar a ambiciosa contribuição de Scorsese para o olimpo do cinema na forma de não um, mas dois livros absolutamente fantásticos:

1)Taxi Driver. Esta edição limitada de 328 páginas em capa dura e assinada pelo próprio Schapiro tem apenas 1000 exemplares. Este livro não tem preço (agraciado que está com um prefácio de Scorsese e adornado com as imagens de um jovem De Niro) e é simultaneamente caro (cada livro custa aproximadamente 700 dólares!). No entanto, os mais loucos por cinema e os connaisseurs do vintage irão definitivamente perder a cabeça para conseguirem pôr as mãos e os olhos nesta gema!

Steve Schapiro © images via taschen.com

2) Taxi Driver / The Godfather. Antes ainda de fotografar os cenários de “Taxi Driver”, Schapiro foi igualmente fotógrafo do filme “O Poderoso Chefão” de Francis Ford Coppola, que lhe garantiu acesso exclusivo a um dos elencos mais incríveis já reunidos. Além disso, este livro contém os “stills” seminais de “Taxi Driver” na sua primeira metade.

Steve Schapiro © (screenshots via blurb.com)

“Muitos dos grandes atores que fotografei mantinham as personas das suas personagens enquanto a câmera estava filmando, voltando de imediato a serem eles mesmos assim que se ouvia a palavra “corta”. Robert de Niro estava tão intensamente metido no personagem de Travis Bickle, tanto física como mentalmente, que jamais duvidei de que estava fotografando o próprio Travis Bickle, estivesse a câmera a filmar ou não." (Steve Schapiro)

Qual destas duas fotografias de “Taxi Driver” te diz mais? Que outros livros de fotógrafos conhecidos gostaria de ver apresentado na Seção Lifestyle Analógico? Diga o que você pensa nos comentários abaixo, e aguarde pelo próximo volume de Photos on Pages!

Leia mais artigos do editor sobre táxis no Lomography’s Magazine!

Fotografe um Táxi!

E participe da nossa competição em colaboração com o DesignTAXI e habilita-te a ganhar fantásticos prémios!

escrito por basterda no dia 2012-01-26 em #lifestyle #series #taxis #taxi-driver #martin-scorsese #filmes #livros #robert-de-niro #travis-bickle #steve-schapiro #photos-on-pages
traduzido por selmasailor

Mais Artigos Interessantes

  • Tchauzinho, Brasil!

    escrito por michellymatias no dia 2017-12-13 em
    Tchauzinho, Brasil!

    Oh, Brasil... chegou um dia triste na história da Lomography brasileira e é com muita tristeza e um coração partido que temos que nos despedir deste país maravilhoso.

    3
  • Uma Aula da Câmera de David Flincher

    2017-11-09 #tutorais #vídeos
    Uma Aula da Câmera de David Flincher

    O famoso diretor do filme "Fight Club" tem um dos movimentos de câmera mais interessante entre cineastas contemporâneos. Vamos analisar o estilo Fincher.

  • Arte Em e De Si Mesma - Fotografia Melania Brescia

    escrito por cheeo no dia 2017-11-09 em #pessoas
    Arte Em e De Si Mesma - Fotografia Melania Brescia

    As fotografias de Melania Brescia são de outro mundo e uma visão a se contemplar.

  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a <a href="http://shop.lomography.com/br/lomo-instant-honolulu"> Lomo'Instant Honolulu Edition </a>! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa <a href="http://shop.lomography.com/br/lomo-instant-olulano"> Loja Online</a> ou em uma das nossas <a href="http://lomography.com/about/stores">Lojas de Galeria</a> em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • O Normal, O Lindo - Fotografia de Celine Meunier

    escrito por cheeo no dia 2017-11-07 em #pessoas
    O Normal, O Lindo - Fotografia de Celine Meunier

    Participe das reflexões inspiradoras da Celine Meunier em filme.

  • Uma Homenagem aos 25 Anos da Lomography com a LomoWall Istanbul

    2017-11-07 #vídeos
    Uma Homenagem aos 25 Anos da Lomography com a LomoWall Istanbul

    A festa de aniversário dos 25 anos da Lomography comeca agora com Lomógrafos unidos na Turquia para construir a LomoWall Istanbul. Dê uma olhada nos bastidores desta instalação imensa em Istanbul!

  • Lomography X-Pro 200: Ótimas Fotos para um Ótimo Novo Cantor

    escrito por crismiranda no dia 2017-11-02 em #equipamento
    Lomography X-Pro 200: Ótimas Fotos para um Ótimo Novo Cantor

    Quer retratos lindos? Podemos obter resultados incríveis com o Lomography X-Pro 200.

  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • É devagar devagarinho com a Diana F+ Pinhole

    2017-11-02 #pessoas
    É devagar devagarinho com a Diana F+ Pinhole

    Voltar para o básico nunca foi tão lindo assim!

  • Um Mito de Duas Náiades de Ruby June

    2017-11-02 #pessoas
    Um Mito de Duas Náiades de Ruby June

    A fotografia se transformou... de ser uma voz verdadeira em uma contadora de histórias. Este Halloween, Lomoamiga Ruby June encontrou um banheiro quadrado em uma tarde calma. Lá moram duas irmãs não parecidas na aparência, mas igualmente lindas, prontas para atrair transeuntes com suas tragédias não resolvidas.

  • Chamando Participantes - Junte-se a Pesquisa Aqui!

    2017-11-02 #novidades
    Chamando Participantes - Junte-se a Pesquisa Aqui!

    Queridos Lomógrafos, um membro da nossa comunidade precisa de ajuda para o seu projeto de filme!

  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova <a href=http://shop.lomography.com/lomo-instant-milano>Lomo’Instant Milano</a> chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no <a href=http://shop.lomography.com/lomo-instant-milano>Online Shop agora</a>!

  • TEN AND ONE Annual Lomography Photo Awards: Inscrições Abertas 2017

    2017-11-01 #novidades
    TEN AND ONE Annual Lomography Photo Awards: Inscrições Abertas 2017

    Seja bem-vindo as rodadas de entrada deste ano dos TEN AND ONE: Annual Lomography Photo Awards!

  • Imagem em Movimento: Prêmio Cinemático

    2017-11-01 #novidades
    Imagem em Movimento: Prêmio Cinemático

    Esta competição serve como uma rodada de entrada para o Prêmio Cinematográfico. Adicione as suas melhores curtas-metragens.

  • Uma Lente Para Cada Ocasião com a Diana F+

    2017-10-24
    Uma Lente Para Cada Ocasião com a Diana F+

    Quer se preparar para close-ups íntimos ou fotos claras e nítidas? Temos o que você precisa.