Duas dicas fotográficas para a Olympus Trip 35

3

Mesmo com os poucos controles da Trip é possível fazer fotos noturnas e controlar a profundidade de campo. Veja como a seguir!

A Olympus Trip 35 é uma ótima câmera! Robusta, confiável, prática, capaz de fotos ricas em detalhes. Mas a pouca quantidade de controles pode também diminuir o leque de opções do fotógrafo.

É uma clássica câmera “point and shoot” (mire e dispare), fabricada de 1967 a 1984 no Japão. O sistema de focagem é zonal, com quatro opções: 1m, 1.5m, 3m e infinito. A abertura das lentes Zuiko 40mm pode ser ajustada manualmente de f.2.8 a f22, além de apresentar o modo automático “A” (recomendado). Há apenas duas velocidades de disparo, 1/40s e 1/200s. Quando no modo A a câmera escolherá a velocidade apropriada; quando a abertura é ajustada manualmente, a câmera disparará apenas a 1/40s.

O sistema de exposição automática funciona a partir de uma célula de selênio acoplada às lentes. No modo A, este sistema escolherá a abertura e a velocidade adequadas à situação. Além disso, o ISO do filme que você está usando deverá ser selecionado manualmente em um anel também acoplado às lentes (iso 25 a 400). Se não houver luz suficiente para a foto uma bandeira vermelha aparecerá no visor e a câmera se recusará a disparar. O visor tem marcações para correção de paralaxe.

Isso faz com que não se possa escolher a contento a profundidade de campo específica para cada foto. Também dificulta a operação da câmera em condições específicas de luz, como à noite. Mas há maneiras de driblar estas dificuldades! Não é possível ter plenos controles da abertura da lente e da velocidade de disparo; mas é possível prever alguns efeitos e usá-los a nosso favor!

1. Profundidade de campo

Como a câmera opera no automático e tem apenas duas velocidades de disparo pré-programadas (1/40s e 1/200s), a prioridade é a velocidade do obturador e não a abertura. Para que a câmera utilize aberturas maiores, mais próximas de f2.8, deve se utilizar filmes mais lentos, ISO 100 ou inferior. Teremos como resultado menor amplitude de foco. E as lentes Zuiko da Trip produzem um lindo desfoque!

Se usarmos filmes mais rápidos, principalmente ISO 400, a câmera tenderá a fechar mais o diafragma, com aberturas mais próximas de f.22. O resultado será grande amplitude de foco. Tudo parecerá focado, ou o desfoque será mínimo. Compare:

Fotos com Lomo Earl Grey 100 e Ilford FP4+ 125:

Créditos: gregoriobruning

Fotos com Lomo Lady Grey 400:

Créditos: gregoriobruning

Esses efeitos só serão perceptíveis se o foco não estiver no infinito, é claro!

2. Fotos noturnas

Quando não há luz suficiente, aparece uma bandeira vermelha no visor e a câmera não dispara. Como a lente não é das mais claras (f2.8), é muito difícil conseguir um ponto à noite que seja suficientemente iluminado para que a câmera dispare. Além disso, o filme mais rápido que ela aceita é ISO 400. Mas há uma maneira possível.

Retirar a câmera do modo A e posicionar em máxima abertura, f2.8. Carregar com filme ISO 400 e sair à noite para fotografar, procurando os pontos mais iluminados, ou luminárias, letreiros. Na hora de revelar, peça ao seu laboratório para “puxar” o filme, ou seja, dobrar a revelação para que se comporte como um ISO 800.

Vejam a experiência que eu fiz:

Tanto as externas quanto as internas saíram legais.

Essas limitações da Trip 35 são compensadas, na minha opinião, pela sua praticidade e qualidade das lentes. É possível disparar muito rápido, ideal para situações de rua, e obter imagens bastante espontâneas:

Com o tempo, as opções vão surgindo. E vamos compartilhando!

written by gregoriobruning on 2012-09-02 #gear #tutorials #tipster #dica #select-type-of-tipster #select-what-this-tipster-is-about #camera #dica-olympus-trip-35-camera-fotografia-noturna-profundidade-de-campo-desfoque-bokeh

3 Comments

  1. samymay
    samymay ·

    É a melhor camera de todos os tempos ! (Na minha opinião e de um monte de gente) ! Eu tenho uma destas desde zero !

  2. edionisio
    edionisio ·

    Recentemente encontrei uma Olympus trip 35 que era do meu pai e ainda funciona, estou com um pouco de dificuldade pra emcontrar filme. Bom queria umas dicas de como tirar fotos preto o branco, e as regulagens que ela tem na lente. Obrigado

  3. charlessantanaphoto
    charlessantanaphoto ·

    Olá! A opção foco infinito desta câmera é para focalizar em tudo que está além de três metros?

More Interesting Articles