Dance o Moçambique na Festa do Folclore da Rua Imaculada em Taubaté/SP

Uma festa para celebrar a tradição do folclore brasileiro, com muita dança, muita cor e muita alegria.

Créditos: dux_x

É uma das festas mais importantes do calendário folclórico de Taubaté e acontece na Rua Imaculada, um lugar cheio de história e tradição no artesanato, com os famosos figureiros, e também com outras artes populares como os bonecos de rua.

Créditos: dux_x

Mas a festa esquenta mesmo com a apresentação de grupos de Moçambique, uma dança tradicional:
bq. Moçambique é uma dança folclórica que ocorre em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, durante as festas religiosas do Divino, Folia de Reis e outras. É constituída por um cortejo que percorre as ruas dançando e cantando, com instrumentos de percussão, de corda e guizos presos aos tornozelos. (fonte: wikipedia)

Créditos: dux_x

Como tudo é meio organico e sem muita cerimônia consegui entrar no meio dos grupos na rua mesmo e ficar clicando com a LC-A, carregada com um rolo de proimage (meu filme predileto) e, apesar de estar começando a anoitecer, minha boa e velha Lomo LC-A fabricada em 1985 não me deixou na mão!

Créditos: dux_x

É muito interessante ver como o moderno mistura com o antigo e tradicional nestas festas, note que os participantes estão usando All Star branco! Mas a maioria está usando calçados aleatórios, o que importa é a vestimenta e a coreografia!

Créditos: dux_x

Na frente do grupo segue os estandartes que identificam de onde eles vem, alguns bairros da cidade tem um grupo representante e durante todos os dias da festa tem essas apresentações.

Créditos: dux_x

Tem que chegar bem perto, não ter medo de ser atropelado pela foto. Tem que experimentar o som dessa batucada do lado dos participantes, sentir a cultura do interior desse Brasil, nada mais empolgante que isso!

Créditos: dux_x

E é uma manifestação dos moradores de Taubaté, pais, mães, avós, filhos, sobrinhos, netos, enfim, é o povo que faz isso acontecer e mantém essa tradição viva.

Todas as fotos do álbum:

Créditos: dux_x

Vale a pena se organizar para vir conhecer, a festa costuma ser no meio do mês de agosto, na Rua Imaculada em Taubaté/SP. A cidade é bem receptiva aos turistas e tem muitas opções de hospedagem.

written by dux_x on 2013-05-11 #places #costume #location #taubate #danca #select-type-of-location #folclore #imaculada #arte-e-cultura

More Interesting Articles