Entrando no Mundo dos Sonhos com Nádia Maria

1

Sabe aquele momento quando você está caindo no sono, quase dormindo e você começa a ver imagens um pouco surreais, um pouco inexplicáveis? O trabalho da fotógrafa brasileira Nádia Maria lembra muito estes momentos misteriosos. Nesta entrevista ela nos conta um pouco sobre o que está por trás.

"Eu vejo meu trabalho como poesia, minhas fotos como poemas... E eu não acredito muito no mundo como ele é aí fora, como se apresenta."
© Nádia Maria

Olá Nádia! Por favor, nos conte um pouco sobre você e o seu trabalho. Como você primeiramente se envolveu com a fotografia?

Eu me interessei pela fotografia ainda bem pequena, vendo livros e revistas. Aos 7 anos de idade eu comecei a fotografar minhas bonecas. Montava cenários, criava poses, tinha as bonecas como modelos. Foi quando percebi que a fotografia era uma forma de comunicação, minha comigo mesma e com o mundo. Depois passei a fotografar meus primos, amigos... Mas a câmera sempre foi meu ‘brinquedo’ preferido. Nessa época ainda era algo inacessível na minha idade. Ter uma câmera e um filme todo para mim foi a minha primeira sensação de liberdade.

© Nádia Maria

Você fotografa analógico/digital ou os dois? Qual é a sua preferência e por quê?

Eu fotografo com analógico e digital. Comecei fotografando analógico, estudei fotografia analógica por alguns anos e comecei trabalhando com fotografia analógica. Acho que por isso tenho uma identificação e um carinho maior pela fotografia analógica. Passei a usar digital há poucos anos atrás, comprei minha primeira câmera digital há uns 5 anos mais ou menos. Hoje trabalho com as duas, dependendo do tipo de trabalho que preciso desenvolver. Mas mesmo na digital eu trago o máximo que eu posso do analógico, eu não gosto de fazer muitos cliques, eu gosto de pensar bem antes de decidir um clique, não gosto de conferir a foto no visor, eu acho que penso e construo melhor no analógico, então eu tento não perder muito isso...

© Nádia Maria

Como você edita as suas fotos? Quanto é feito na pós-produção e quanto surge ao fotografar?

Eu acho que 90 ou quase 100% surge ao fotografar ou antes de fotografar. Eu preciso já enxergar o que quero transmitir, e geralmente eu já estou vendo o que quero, então em alguns casos eu direciono a imagem para ela me entregar o que estou vendo por trás. Mesmo uma fotografia que precise de uma pós-produção para algum objetivo final, ela tem que ser criada já no clique, senão acaba não funcionando comigo, ela tem que ter esse encontro.

© Nádia Maria

O seu trabalho contém muita poesia e mistério. O que te inspira?

Eu acho que meu trabalho se alimenta de tudo que eu sou, do que leio, estudo, das minhas reflexões e buscas, de tudo... Eu gosto muito de literatura, filosofia, ciência, mitologia, enfim, acho que isso acaba transparecendo nas minhas fotos. A poesia em particular acho que é minha maior fonte de inspiração. Eu vejo meu trabalho como poesia, minhas fotos como poemas... E eu não acredito muito no mundo como ele é aí fora, como se apresenta. Talvez seja isso.

© Nádia Maria

Quem são as pessoas nas suas fotos? Você costuma trabalhar com modelos (profissionais) ou amigos?

Geralmente são amigos, parentes, pessoas com quem eu tenho uma conexão maior. Eu trabalho com vários modelos, mas mesmo estes eu preciso ter um tempo e um envolvimento mais profundo antes de conseguir um bom resultado.

© Nádia Maria

Quais fotógrafos te inspiram? Você tem um ídolo?

Eu acho que não tenho ídolos, tenho pessoas com quem me identifico ou que me tocam muito. Na fotografia eu gosto muito do Masao Yamamoto, Clarence H. White, Julia Margaret Cameron, Henry Peach Robinson, George Seeley, Imogen Cunningham, Francesca Woodman, Sally Mann, para citar alguns...

© Nádia Maria

Você tem uma foto preferida sua?

Acho que não, cada uma representa um período da minha vida, uma reflexão, cada uma tem seu significado particular... acho que todas têm sua importância, seu momento.

© Nádia Maria

Você pode nos contar no que você está trabalhando no momento /quais projetos podemos aguardar?

Eu estou com alguns projetos, ainda estou estudando melhor então não é nada certo, mas estou também editando meu livro, estou trabalhando em um livro artesanal, que há muito tempo penso em publicar mas acabo não fazendo, então estou focada nele nesses últimos meses.


Para ver mais do trabalho de Nádia Maria, visite o seu
site, tumblr e não esquecam de dar um like no facebook

escrito por michellymatias no dia 2016-11-15 em

Mais Artigos Interessantes

  • Tchauzinho, Brasil!

    escrito por michellymatias no dia 2017-12-13 em
    Tchauzinho, Brasil!

    Oh, Brasil... chegou um dia triste na história da Lomography brasileira e é com muita tristeza e um coração partido que temos que nos despedir deste país maravilhoso.

    3
  • Uma Aula da Câmera de David Flincher

    2017-11-09 #tutorais #vídeos
    Uma Aula da Câmera de David Flincher

    O famoso diretor do filme "Fight Club" tem um dos movimentos de câmera mais interessante entre cineastas contemporâneos. Vamos analisar o estilo Fincher.

  • Arte Em e De Si Mesma - Fotografia Melania Brescia

    escrito por cheeo no dia 2017-11-09 em #pessoas
    Arte Em e De Si Mesma - Fotografia Melania Brescia

    As fotografias de Melania Brescia são de outro mundo e uma visão a se contemplar.

  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • O Normal, O Lindo - Fotografia de Celine Meunier

    escrito por cheeo no dia 2017-11-07 em #pessoas
    O Normal, O Lindo - Fotografia de Celine Meunier

    Participe das reflexões inspiradoras da Celine Meunier em filme.

  • Uma Homenagem aos 25 Anos da Lomography com a LomoWall Istanbul

    2017-11-07 #vídeos
    Uma Homenagem aos 25 Anos da Lomography com a LomoWall Istanbul

    A festa de aniversário dos 25 anos da Lomography comeca agora com Lomógrafos unidos na Turquia para construir a LomoWall Istanbul. Dê uma olhada nos bastidores desta instalação imensa em Istanbul!

  • Lomography X-Pro 200: Ótimas Fotos para um Ótimo Novo Cantor

    escrito por crismiranda no dia 2017-11-02 em #equipamento
    Lomography X-Pro 200: Ótimas Fotos para um Ótimo Novo Cantor

    Quer retratos lindos? Podemos obter resultados incríveis com o Lomography X-Pro 200.

  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova <a href=http://shop.lomography.com/lomo-instant-milano>Lomo’Instant Milano</a> chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no <a href=http://shop.lomography.com/lomo-instant-milano>Online Shop agora</a>!

  • É devagar devagarinho com a Diana F+ Pinhole

    2017-11-02 #pessoas
    É devagar devagarinho com a Diana F+ Pinhole

    Voltar para o básico nunca foi tão lindo assim!

  • Um Mito de Duas Náiades de Ruby June

    2017-11-02 #pessoas
    Um Mito de Duas Náiades de Ruby June

    A fotografia se transformou... de ser uma voz verdadeira em uma contadora de histórias. Este Halloween, Lomoamiga Ruby June encontrou um banheiro quadrado em uma tarde calma. Lá moram duas irmãs não parecidas na aparência, mas igualmente lindas, prontas para atrair transeuntes com suas tragédias não resolvidas.

  • Chamando Participantes - Junte-se a Pesquisa Aqui!

    2017-11-02 #novidades
    Chamando Participantes - Junte-se a Pesquisa Aqui!

    Queridos Lomógrafos, um membro da nossa comunidade precisa de ajuda para o seu projeto de filme!

  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a <a href="http://shop.lomography.com/br/lomo-instant-honolulu"> Lomo'Instant Honolulu Edition </a>! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa <a href="http://shop.lomography.com/br/lomo-instant-olulano"> Loja Online</a> ou em uma das nossas <a href="http://lomography.com/about/stores">Lojas de Galeria</a> em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • TEN AND ONE Annual Lomography Photo Awards: Inscrições Abertas 2017

    2017-11-01 #novidades
    TEN AND ONE Annual Lomography Photo Awards: Inscrições Abertas 2017

    Seja bem-vindo as rodadas de entrada deste ano dos TEN AND ONE: Annual Lomography Photo Awards!

  • Imagem em Movimento: Prêmio Cinemático

    2017-11-01 #novidades
    Imagem em Movimento: Prêmio Cinemático

    Esta competição serve como uma rodada de entrada para o Prêmio Cinematográfico. Adicione as suas melhores curtas-metragens.

  • Uma Lente Para Cada Ocasião com a Diana F+

    2017-10-24
    Uma Lente Para Cada Ocasião com a Diana F+

    Quer se preparar para close-ups íntimos ou fotos claras e nítidas? Temos o que você precisa.