Revelando P&B em casa

Ao contrário do que se pensa, revelação de filmes Preto e Branco, é mais fácil do que parece e pode ser feita por principiantes em casa, com êxito quase garantido e custo baixo.

Não é necessário muito espaço, apenas um cantinho onde todos da casa saibam que você irá trabalhar e outros lugar para guardar os químicos (todos sempre devidamente rotulados e longe do alcance das crianças).
Este breve artigo refere-se apenas à revelação da filme, caso você queira a foto será necessária a ampliação (que na verdade é um Segundo processo de revelação, mas em papel) ou a digitalização com um scanner.

Você precisará de dois tipos de material, o permanente e o de consumo.

O permanente:
TANQUE DE REVELAÇÃO COM ESPIRAIS (Pode ser de metal ou de plástico. A espiral de plástico é mais fácil para iniciar, e algumas são reguláveis para filmes 35mm e 120)

TERMÔMETRO PARA LÍQUIDOS (para controlar a temperatura dos químicos, lojas especializadas vão lhe oferecer vários tipos, mas os de aquário são bem precisos e mais baratos)

DOIS VASILHAMES DE COR ESCURA, (para guardar os químicos)
BASTÃO PARA AGITAR (de vidro ou plástico. Para diluir os químicos, o de vidro é mais fácil de limpar e evita contaminação)

FUNIL (para colocar os químicos nos vasilhames.)

COPO MEDIDOR ( para dosar os químicos.)

QUARTO ESCURO (closet, armário, que possam ser vedados a luz. Para colocar o filme na espiral e depois no tanque, algumas pessoas fazem isso a noite em baixo do cobertor) OU CÂMERA ESCURA (basicamente é um saco com um fecho em uma ponta e duas mangas em outra. Substitui o quarto escuro para colocar o filme no tanque.

CRONÔMETRO, (para controlar o tempo de revelação e fixação.)

UM LUGAR PARA REVELAR (com água corrente, banheiros são mais indicados que cozinhas, pois os químicos utilizados na revelação são perigosos e não podem ter contato com utensílios que serão usados depois na alimentação)

Material de Consumo:

REVELADOR (o mais comum no Brasil e mais indicado para iniciantes é o Kodak D-76. Geralmente comprado em envelope, com um pó para diluir em 1L.)
FIXADOR (o da Kodak também é o mais comum, em envelope para diluir.)
INTERRUPTOR ( você pode comprar pronto ou pode ser usada uma solução de vinagre caseiro, 1 colher de sopa em 500ml de água.)

LÍQUIDO PARA LIMPEZA DO FILME, (o mais famoso é o da Kodak, Photo Flo. Mas, pode ser usado 1 colher de sopa de detergente neutro em 1L de água. )

O processo é simples: Após as fotos serem tiradas, passo importante e indispensável, o filme deve ser rebobinado. Em algumas câmeras existe a possibilidade de se deixar a lingüeta para fora, o que pode facilitar.

Com o filme e o tanque na mão, hora quarto escuro ou usar a câmera escura. O objetivo é colocar o filme na espiral. Existem alguns vídeos no Youtube, mostrando o processo, que é fácil.

Se a lingüeta do filme estiver para dentro você pode usar um abridor de garrafas para abrir a bobina e retirar o filme. Se estiver para fora você pode ir puxando o filme e colocando direto na espiral. Com o filme na espiral e dentro da tanque você pode ligar a luz e respirar fundo.
O próximo passo é revelar o filme.

Para isto previamente você já deve ter diluído o seu revelador e fixador de acordo com as instruções da embalagem e armazenado nos seus vasilhames escuros.

Coloque o revelador no tanque e dispare o seu cronômetro. A diluição a ser usada, assim como a quantidade de revelador e o tempo necessário vão depender do tipo do filme. Você pode consultar a tabela que vem na embalagem do revelador.

Durante a revelação é importante a agitação do tanque, esta agitação serve para garantir a exposição homogênea do filme ao revelador. É também é importante a batida do tanque em uma superfície rígida, para deslocar possíveis bolhas de ar que existam junto ao filme.

Após o tempo determinado na sua tabela de revelação está na hora de desprezar o revelador e colocar o interruptor no tanque, a solução de vinagre. Dispare o cronômetro e após 1 minuto, com agitação constante, despreze a solução.

Hora do fixador. Esta solução tem a finalidade de lavar os grãos de prata que não tenham sido sensibilizados a luz. De novo veja na embalagem do fixador o tempo que deve ser usada a solução. Dispare o cronômetro, agitação constante nos primeiros 30segundos e depois por 10segundos a cada minuto.
Terminado o tempo da fixação coloque a solução de volta no vasilhame com a ajuda do funil.(pois, ela pode ser usada várias vezes.) Após o fixador o filme não é mais foto-sensível, então você pode tira-lo do tanque e ver se está tudo bem.

Agora vamos à lavagem do filme. Com o filme nas espirais, coloque o tanque em baixo de uma torneira com água corrente e lave bem por 5 minutos. Depois deixe um fio de água correndo até completar 30 minutos. Agora você pode colocar uma solução com 1 colher de sopa de detergente neutro em 1 litro de água, com o objetivo de diminuir a tensão superficial da água e evitar manchas de secagem no filme.

Retire o seu filme da espiral, escorra o excesso de água e depois coloque o filme para secar em um local sem poeira, com um pregador em cada ponta para não enrolar e deixá-lo reto. O banheiro costuma ser um bom lugar, por ter menos poeira. (você pode deixar o chuveiro ligado por uns cinco a dez minutos para baixar a poeira, desligá-lo e fechar portas e janelas, assim quando seu processo de revelação tiver terminado, seu banheiro estará pronto para receber o filme para secagem)

E após algumas horas secando seu filme estará pronto!

Lembro que este artigo refere-se somente ao processo de filmes Preto e Branco. Filmes Negativos Coloridos exigem outros passos e lavagens, que eu recomendo serem tentados somente após o domínio da técnica do P/B.

written by ayslin1 on 2011-01-31 #gear #tutorials #preto-e-branco #lab-rat #tipster #p-b #negativo #revelacao #filme #desenvolvimento

More Interesting Articles