Quando usar qual ISO? Guia rápido

ISO, ASA, velocidade de disparo, abertura, f/-stops, nublado, luz do sol, nighttime, longa exposição… O mundo da fotografia tem todo um vocabulário único, e nem sempre é fácil saber qual filme usar para alcançar melhores resultados. Vou listar algumas dicas rápidas para ajudá-los.

ISO (ou ASA) é a escala que determina a sensibilidade do filma à luz, e o quão “rápido” o filme é. Como assim rápido?

Imagine que sua banda favorita está tocando! Ou qualquer banda. Você está em um show legal! Qual filme você colocaria na sua câmera? Se é um evento fechado, num clube por exemplo, então, provavelmente será escuro lá dentro, exceto pelos holofotes. Você deveria usar um filme com ISO alto, 400 ou 800, mesmo que não tenha muita luz lá dentro, a câmera e o filme conseguirão imagens limpas e nítidas.

Não faça como eu e use um filme ISO 100. Veja.

Créditos: lighttomysoul

A mesma coisa vale para quando for tirar fotos noturnas na sua cidade. Use filmes de ISO alto. Senão, você poderá acabar com luzes verdes ou vermelhas de algum possível UFO

Créditos: lighttomysoul

Isso pode ser legal algumas vezes, mas também é legal ter fotos normais, especialmente se você está viajando e não terá oportunidade de voltar tão cedo.

Se você está familiarizado com o sistema de horário de 24 horas, aqui vai um bom modo para pensar:
Se são 20:30 da noite, está escuro, a hora é um número ALTO, você precisa de um filme de sensibilidade ALTA. 400 ou 800.
Se é dia e tem luz plena, somente POUCAS horas se passaram do dia, você precisará de um filme com POUCA sensibilidade.

Créditos: lighttomysoul

E talvez o MAIS IMPORTANTE de tudo, se você tem filmes de ISO diferentes, LEMBRE-SE de imediatamente mudar a configuração do ISO na câmera antes de colocar o filme na máquina. Ou então acabará como eu e ficará com a câmera regulada em ISO 100 mas com um filme ISO 400, fotografando no interior… E terá fotos borradas no mínimo!

Créditos: lighttomysoul

Espero ter ajudado!
Mas lembre-se, às vezes acidentes podem ser legais! :)

written by lighttomysoul on 2011-06-08 #gear #tutorials #film #guide #tipster #asa #iso #quickie-tipster #guia #dicas-rapidas #lighttomysoul

More Interesting Articles