Gambiarra: Scan de negativos com scanner normal

8

Brinque de escanear seus filmes em casa, mesmo não tendo um bom scanner de filme.

É uma complicação, todo mundo que começa a brincar com revelação de negativos fica com o mesmo problema: como digitalizar suas fotos? Quando você revela um filme no laboratório eles podem fazer isso por você e suas fotos saem em CD, em alta resolução e máxima qualidade.
Mas como fazer isso em casa? A resposta mais limpinha é: compre um scanner de filme de qualidade, que custa caro e vale totalmente a pena. Mas se você não pode gastar agora, tem a resposta mais gambiarrinha: use seu scanner de mesa normal pra fazer experimentos malucos.

No nosso caso da gambiarra, vamos fazer é forçar a reflexão da luz do scanner em algo atrás do negativo, fazendo o scanner “enxergar” a nossa foto. Pode ser a própria tampa branca do scanner, pode ser uma folha de papel branco, o importante é não ter texturas aparentes, estar limpo e ser branco, neutro, para não interferir mais ainda na conversão de cores mais pra frente.

Coloque seu negativo no vidro do scanner, faça o preview como normalmente faria com outro original opaco, mas tente mexer nas configurações do scanner pra mostrar ao máximo a imagem.
Faça o scan na maior resolução ótica possível, sem usar interpolação.
Com sua imagem no photoshop, duplique a camada para protegermos o original. Inverta a imagem.

Depois de digitalizar o negativo, há ainda uma outra etapa, que é neutralizar a cor da base do filme, que ao ser invertida gera uma imagem azulada.
Com o Levels, vá em cada cor do RGB e faça como nos exemplos abaixo:

E pronto. Isso é um ponto de partida. Brinque com diferentes configurações do scanner, tipos de material pra refletir atrás do negativo, diferentes configurações da ferramente Levels, etc. A qualidade da brincadeira vai depender do seu scanner, do seu negativo (120 vai melhor que 135) e da sua paciência e brincar com os canais após a inversão.

escrito por dux_x no dia 2011-02-16 em #equipamento #tutorais #diy #tipster #dux_x #juliofranca #julio_dx #scanner #gambiarra #negativo #dica #filme #em-casa

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

8 Comentários

  1. rodrigoalmeida
    rodrigoalmeida ·

    Cara, desculpe a ignorência, mas o que é "interpolação"?

  2. rodrigoalmeida
    rodrigoalmeida ·

    *ignorância :)

  3. biellebrunner
    biellebrunner ·

    Desculpe a ignorância [2]], mas.. Tá escrito: "Com sua imagem no photoshop, duplique a camada para protegermos o original. Inverta a imagem." Como inverte a imagem?

  4. fportela
    fportela ·

    não entendi muito bem a parte de refletir a luz do scaner atrás do negativo. como seria isso?

  5. marecori
    marecori ·

    Parabéns pelo artigo, essa é uma das gambis mais legais. E pra quem tá meio perdido, eu uso qualquer programa de edição de imagens e vou só brincando com os níveis de cores, quando eu acho que está bacana eu termino e salvo.

  6. dux_x
    dux_x ·

    Opa, desculpem a demora em elucidar alguns pontos. Mas vamos lá:

    1- Duplicar imagem no photoshop: control + j

    2 - Inverter a imagem no photoshop: control + i

    3 - refletir a luz atrás do negativo: precisa ter uma superfície branca senão a imagem não aparece!

    Valeu!

  7. mariapaula-fd
    mariapaula-fd ·

    Eu fiz e deu muito certo. No começo não funcionou muito bem, mas depois fui pegando o jeito. :)

  8. ghabynha
    ghabynha ·

    A ideia é ótima, testei de várias formas, porém nenhuma delas com resultado satisfatório. Tudo que consegui foi uma tira de negativo invertido indo para o azul ou roxo, mas nada de imagem parecida com as do exemplo. =( Outras sugestões?

Mais Artigos Interessantes